Quando falamos de marketing hoteleiro, pode-se afirmar que um outdoor em uma rodovia não é mais o melhor jeito de atrair hóspedes. A tecnologia, em especial as mídias sociais, criou novas oportunidades para os profissionais do segmento se conectarem com viajantes em grupo, a negócios ou a lazer, revela o Hotel Management.

Sendo assim, é importante conhecer boas práticas no marketing hoteleiro, a fim de melhorar estratégias, estreitar o relacionamento com os hóspedes e, consequentemente, elevar os indicadores do hotel, que é o principal objetivo.

Principais práticas

Tenha um plano: isso deve fazer parte do plano de negócios anual dos empreendimentos e ser seu guia para o ano seguinte, aponta Brittney Jones, vice-presidente de Vendas e Marketing da Raines. “O plano de marketing não deve ser definido e esquecido, pois precisa ser revisado e adaptado com frequência para atender às novas demandas do mercado”, diz.

Identifique suas necessidades: Pat Weldon, diretora de Vendas e Marketing da TPG Hotels & Resorts e Marshall Hotels & Resorts, aconselha a determinação de dez períodos de necessidade futuros, e a identificação de segmentos de mercado em potencial para comunicar ofertas utilizando marketing direcionado em todas as plataformas

Invista em branding: Sam Trotter, do The Indigo Road Hospitality Group, diz que as empresas hoteleiras precisam de um guia vivo e inspirador que ajude a definir tudo, desde a recepção na até o envolvimento da comunidade que o hotel oferece.

Conheça as preocupações do cliente: limpeza, segurança e sustentabilidade são as prioridades dos viajantes, ainda segundo Pat. “O marketing hoteleiro, incluindo site, plataformas digitais e informações no local, precisará incorporar e responder a todas essas necessidades e requisitos gerados pelos clientes, à medida que nos esforçamos para nos diferenciar da concorrência”, pontua.

Aproveite o marketing omnichannel: Maury Lundahl, vice-presidente de Marketing da Extended Stay, destaca que o consumidor médio tem 42 pontos de contato digitais antes de fazer uma reserva. “Isso significa que é imperativo que os profissionais de marketing ativem campanhas verdadeiramente multicanais”, ressalta.

Concentre-se na pesquisa orgânica: os hotéis que priorizam as práticas de SEO (Searching Engine Optimization) terão vantagem significativa ao serem encontrados online por hóspedes em potencial, diz Dustin Soper, gerente de Mídia Social Corporativa da Spire Hospitality.

Invista em mídias digitais: “Suas fotos e vídeos serão usados em todos os lugares: Expedia, TripAdvisor, CVB, entre outros. Conte sua história e com certeza terá retorno”, diz Trotter.

Tire muitas fotos: imagens do hotel em diferentes períodos do ano faz toda a diferença na forma como o potencial hóspede avalia o empreendimento.

Use vídeo: se o conteúdo é o foco principal, Soper diz que o vídeo faz ainda mais diferença. “A narrativa visual dominará. Em breve, o Google incorporará publicidade em vídeo em seus resultados de pesquisa, e isso tem um grande potencial para anunciantes”, analisa.

Ajuste as estratégias de acordo com o público-alvo: Brittney afirma que as táticas devem ser definidas por canal, incluindo site e SEO, mídias sociais, programas de fidelidade, entre outros.

Aposte em métricas: muitos sites fornecem análises mensais ou têm um painel que permite ao hoteleiro acessar diferentes métricas, fornecendo todo o panorama de desempenho das campanhas de marketing.

Conecte-se na vida real: especialistas aconselham os hoteleiros a participar de eventos de networking e ter conexões ativas com os clientes para elevar a reputação da marca.

Trabalhe com a comunidade local: Brittney ressalta a importância da parceria com empresas locais da comunidade. “Essas relações podem ser usadas de muitas maneiras para aprimorar a experiência do hóspede e gerar reservas diretas”, aponta.

Encontre novos mercados: nos últimos anos, houve crescimento dos chamados nômades digitais, pessoas que trabalham remotamente enquanto viajam. Assim, estabelecer conexões com esse público pode gerar reservas mais longas.

Aproveite as OTAs: trabalhar com elas é fundamental para aumentar a ocupação na maioria dos hotéis, segundo Soper.

Segure-se nos métodos clássicos: o e-mail marketing ainda é uma das estratégias mais econômicas e que geram maior retorno sobre o investimento.

Se desprenda dos métodos obsoletos: Pat observa que os clientes corporativos não querem materiais impressos. “O acesso às mesmas informações a qualquer momento continuará a ser a norma”, diz.

Trabalhe com influencers: usar influenciadores para promover as marcas pode ser uma ótima ideia. Isso porque eles trazem consigo a base de seguidores, que confiam neles e compram o que estão vendendo/fazendo.

Acompanhe as tendências de dados: os profissionais precisam ter uma forte estratégia de dados para entender melhor o comportamento do comprador online.

Esteja atento à sua reputação online: avaliações online constroem a confiança do viajante. Hóspedes satisfeitos deixam boas críticas, influenciando na decisão de clientes em potencial.

(*) Crédito da foto: Buffik/Pixabay