A Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) anunciou hoje (31) o balanço referente à movimentação do setor de viagens corporativas no primeiro semestre deste ano. A pesquisa apontou que os hotéis independentes seguem obtendo a melhor participação no mercado de viagens corporativas no que diz respeito ao volume de diárias, atingindo 50% do market share, e respondendo por 46,3% do total das diárias comercializadas e por 46,8% das vendas.

A segunda maior fatia está concentrada em “outras redes” (19,5%). Em seguida aparecem Accor (9%) e Atlantica Hotels International (6,8%). O market share referente às vendas também foi liderado pelos hotéis independentes (38,5%), bem à frente de “outras redes” (23,4%), na segunda posição. A diária média ao longo deste período sofreu queda de 12%, girando em torno de R$ 232 no mercado nacional.

Ainda conforme o estudo, os primeiros seis meses do ano renderam ao setor hoteleiro internacional incremento de 22,2% em número de diárias e de 18,5% em vendas. O InterContinental Hotels Group (IHG) apresentou os melhores resultados, saltando de 10.093 diárias, em 2013, para 26.189, o que representa variação de 159,5%. Com um acumulado de mais de R$ 18, 4 milhões, o destaque nas vendas foi da Accor, que atingiu crescimento de 125,8%.

A hotelaria nacional registrou um incremento de 13,1% em pernoites, responsáveis por uma receita de R$ 4,9 milhões. A rede BHG foi a principal responsável pelo desempenho positivo, apresentando um acréscimo de 113,5% em número de diárias. Em contrapartida, neste primeiro semestre, os brokers exibiram uma performance negativa (-75,3%), fruto do volume de 95.739 diárias – em 2013, este número foi de 387.194.

De modo geral as vendas no setor hoteleiro acompanharam o acréscimo, apresentando um crescimento de 1,2%, também devido, sobretudo, a atuação do grupo BHG, que movimentou mais de R$ 24,3 milhões e obteve variação de 74,7%. A rede Slaviero Hotéis também teve um semestre positivo, respondendo por R$ 8,7 milhões das vendas, fator que resultou em um crescimento de 47,7%.

 

Serviço
www.abracorp.org.br