As expectativas, que eram de recorde no setor de viagens corporativas, foram atingidas com sucesso. O segmento encerrou o ano de 2023 com um faturamento histórico de R$ 13,5 bilhões. O número, apurado pela Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), representa aumento significativo em relação aos R$ 11,2 bilhões de 2022 e aos R$ 11,3 bilhões de 2019. No entanto, o valor  total de transações ainda não superou os registros pré-pandêmicos.

A associação projeta um equilíbrio nos demais setores ao longo do primeiro semestre de 2024, sugerindo um ambiente de otimismo e ajuste na indústria de viagens corporativas. “Para este ano, a nossa projeção é que, ainda no primeiro semestre, registremos o faturamento atingido em 2019”, diz Humberto Machado, diretor da Abracorp, em entrevista ao Hotelier News.

Já o setor hoteleiro registrou aumento no número médio de dias de permanência dos viajantes. Em 2023, os hóspedes passaram cerca de 2,72 noites hospedados, superando as 2,59 noites registradas em 2019. Destaque para o fato de que o faturamento dos setor foi impulsionado principalmente pelo mercado nacional.

 

 

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Demais setores

Apesar do faturamento recorde, apenas três dos oito setores estudados conseguiram superar o volume de transações atingido em 2019: Locação de Veículos, Transfer e Rodoviário.

As companhias aéreas, que tradicionalmente desempenham um papel crucial no cenário das viagens corporativas, enfrentaram algumas limitações devido à redução das ofertas e alto custo das passagens. “Com esse cenário, houve aumento nas locações e no transporte rodoviário”, aponta Machado. Mesmo assim, os serviços aéreos ainda representam quase 60% do faturamento total dos itens apurados.

O setor rodoviário emergiu como o grande beneficiado no último ano, impulsionado pelo alto preço das passagens aéreas e pela preferência por transportes terrestres, especialmente para trechos mais curtos. O faturamento do segmento registrou um aumento de 318% em comparação com 2019, o que aponta para uma mudança no comportamento e preferências dos viajantes.

Outro segmento que consolidou sua expansão foi o de locação de veículos. Em 2019, a média de reserva era de 7,3 dias, enquanto em 2023 esse número saltou para 8,5 dias, indicando uma maior disposição para explorar destinos por períodos mais longos.

(*) Crédito da capa: Tozour/Unsplash

(**) Crédito do gráfico: Abracorp