Que o mercado brasileiro é de grande interesse para a Wyndham Hotels & Resorts, não é nenhuma novidade. E a expressividade do nosso país para a rede ficou ainda mais evidente no primeiro trimestre deste ano. De acordo com o balanço divulgado hoje (3) pelo grupo, o Brasil responde por 31% do crescimento no número de quartos na América Latina e Caribe.

Atualmente, a Wyndham conta com mais de 8,9 mil empreendimentos espalhados em 95 países e seis continentes. No mundo, a rede atingiu a marca de 813.300 quartos abertos, o que representou a abertura de 16.100 novas UHs.

Na análise do mercado latino-americano, o crescimento percentual salta de 2% para 5% — o que reforça a aceleração da expansão da Wyndham na região. Na América Latina e Caribe, foram 1.600 novos quartos adicionados, indo de 29.800 para 31.400. No Brasil, foram 504 a mais, o que representa 31,5% da ampliação na região.

“Os resultados do primeiro trimestre demonstram a força das nossas marcas e o valor que entregamos a proprietários, clientes e parceiros!, destacou Geoffrey A. Ballotti, presidente e CEO da Wyndham.

No ano passado, a Wyndham registrou faturamento de US$ 1,245 bilhão, com um aumento de 46% no RevPar global em relação ao mesmo período do ano anterior. A rede encerrou 2021 com mais de 810 mil quartos, o que significou um crescimento de 5,2%, na comparação com 2020. Desse total, os EUA respondem por 490,6 mil UHs.

“A ideia é continuar crescendo em todos os mercados, inclusive na América Latina e Caribe. A alta no RevPar foi um resultado importante pra nós, mesmo comparando com um ano atípico como 2021”, pontua Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios para a América Latina, em coletiva de imprensa realizada durante a Adit Share.

Mercado brasileiro

Conforme anunciado pelo Hotelier News em abril deste ano, a Wyndham cresceu 210% em contratos assinados no Brasil em 2021 em comparação com 2020. Com o resultado, o país assumiu a liderança entre empreendimentos da marca na América Latina e Caribe.

“O ano começou com a nossa empresa comemorando os resultados positivos de 2021 e com expectativa de abertura de novos empreendimentos, como em Brasília (DF), por exemplo”, acrescenta Maria Carolina. Recentemente, a rede também anunciou a chegada da marca Dolce ao Brasil, que será implementada no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. Em julho, a rede anunciará oficialmente a abertura do Ramada Porto Seguro, na Bahia.

No ano passado, o grupo divulgou a construção de seu primeiro empreendimento greenfield no segmento de multipropriedade — modelo que a Wyndham pretende explorar nos próximos anos. “Temos conhecimento de mercado e sabemos que este é um setor bem específico. É preciso entender o cliente e saber se ele tomará a decisão de usar as semanas ou colocar no pool. Se trata de uma operação mais complexa, mas é um nicho que buscamos expandir”, complementa a executiva.

No total, a Wyndham possui seis contratos de projetos de multipropriedades assinados, sendo cinco de gestão própria e um franqueado.

  • 2 em Natal (RN)
  • Penha (SC)
  • Bento Gonçalves (RS)
  • Campos do Jordão (SP)
  • Foz do Iguaçu (PR)

“No geral, fechamos 36 contratos na América Latina e Caribe, sendo 11 deles no Brasil, considerando multipropriedade e hotelaria tradicional. Crescemos mais que as outras regiões e os hotéis estão com ocupações inesperadas. No México, todos os empreendimentos que abrimos em dezembro estão com tarifas e ocupações elevadas. Não se trata de demanda reprimida, é o mercado aquecendo novamente”, diz Maria Carolina.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts