Ao que tudo indica, o turismo está dando sinais de desaceleração, e não apenas no Brasil. Segundo dados da GlobalData, as atividades de negócios da indústria de viagens tiveram declínio de 41% no acumulado de janeiro a maio frente ao mesmo período em 2022, de acordo com informações do Hotel News Resource.

Nos primeiros cinco meses do ano passado, 475 negócios foram anunciados, contra 282 na mesma janela periódica de 2023. “O declínio na atividade de negócios no setor indica sentimentos atenuados e abordagem cautelosa dos investidores. As incertezas em curso e o impacto das tensões geopolíticas, inflação e temores de recessão forçaram os negociadores a adotar uma abordagem mais conservadora”, avalia Aurojyoti Bose, analista líder da GlobalData.

Todos os tipos de negócios sob cobertura registraram queda. Por exemplo, o volume de negócios de fusões e aquisições (M&A) diminuiu 43%, enquanto os números de acordos de financiamento de risco e negócios de private equity caíram 34% e 44%, respectivamente, de janeiro a maio de 2023.

“A indústria também testemunhou um declínio substancial ano a ano na atividade de negócios na maioria das regiões do mundo durante o período”, continua Bose.

Recorte regional

A América do Norte experimentou uma queda de 48% no volume de transações de janeiro a maio de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto as regiões da Europa, Ásia-Pacífico e América do Sul e Central registraram queda de 49%, 27% e 36%, respectivamente. Já o volume de negócios para a região do Oriente Médio e África permaneceu inalterado.

Os EUA, o Reino Unido, a Índia, a França, a Austrália e o Japão testemunharam um declínio anual significativo de 48%, 48%, 33%, 7%, 29% e 54%, respectivamente, no volume de transações de janeiro a maio de 2023.

“Por outro lado, a flexibilização das restrições de viagem parece estar encorajando os viajantes chineses. Como resultado, a China destacou-se como uma notável exceção e registrou um crescimento de 19% em relação ao ano anterior no número de negócios anunciados no período”, conclui o analista.

(*) Crédito da foto: yousefalfuhigi/Pixabay