A acessibilidade não se trata mais de um diferencial, mas uma necessidade para bem atender uma considerável parcela da população. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que cerca de 24,5% dos brasileiros são PCDs (pessoas com deficiência) ou mobilidade reduzida. Visando atender essa demanda, a Vitória Hotéis – cujo desempenho está acima dos níveis pré-pandemia – adotou medidas para melhorar a inclusão dessas pessoas e garantir o melhor atendimento e recepção.

Entre os cinco hotéis da rede, os três que se encontram em Campinas – onde se estima viver mais de 200 mil PCDs – já implementaram acomodações adaptadas para esse público. São eles o Concept, na região do Cambuí, que acaba de inaugurar três UHs adaptadas e já tem planos para mais novidades; o Express Dom Pedro, com seis unidades; e o Paulínea, com três apartamentos voltados para essa parcela de hóspedes. O Newport Hotel logo deve entregar um quarto adaptado, além de melhorias de acessibilidade nas áreas comuns.

“A demanda desse público sempre existiu, mas vem crescendo nos últimos anos, exigindo investimentos de nossa parte para adaptação dos espaços, não apenas os quatros, mas também das áreas de acesso aos hotéis e das áreas comuns”, conta Eduardo Porto, diretor de Marketing e de Vendas da Vitória Hotéis. “Tanto que nossas entradas já foram projetadas há 20 anos, quando abrimos a nossa primeira unidade, para receber essas pessoas”, completa.

Adaptações

Para atender as necessidades dos PCDs, além de adaptar as áreas comuns para facilitar o acesso, os hotéis precisaram desenhar, reformar e equipar os quartos. Para isso, os empreendimentos devem seguir as orientações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que define os pontos para ter acessibilidade em edificações.

Os banheiros, por exemplo, exigem medidas específicas para facilitar a locomoção de pessoas em cadeira de rodas, andador ou bengala. Eles devem contar barras de apoio, espaço para a manobra, área do chuveiro com todas as adequações necessárias, acessórios para mais acessibilidade como ducha higiênica e assentos elevados, pia adaptada, porta acessível e espelho reclinável.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Vitória Hotéis