Hotéis de Porto de Galinhas apresentaram novidades durante rodadas de negócios no Visit Pernambuco

Durante o Visit Pernambuco Travel Show, as rodadas de negócios movimentaram a quinta edição do evento. Foram mais de 40 buyers brasileiros e 30 estrangeiros interagindo com hotéis e serviços com foco na promoção de negócios. Os profissionais aproveitaram para se atualizar sobre as novidades na hotelaria local.

“Porto de Galinhas é um destino que está sempre se renovando e isso reflete também na hotelaria. Nesse final de ano e início de alta temporada é muito importante ter essa interação durante o Visit Pernambuco”, reforçou Tiburtius.

Para Ana Helena Malheiros, do The Westin Porto de Galinhas, as rodadas de negócios permitiram apresentar aos buyers a novidade com a inauguração do Heavenly Spa, prestigiada marca internacional de SPA, inaugurada em soft opening no início de dezembro deste ano. “Somos o primeiro Westin no Brasil e 2023 foi muito bom, diria que surpreendente, e 2024 queremos vir com ainda mais força e duplicar nossas vendas”, pontuou a executiva.

“Estamos apostando no SPA, que traz um cardápio de terapias exclusivas e cosméticos veganos, promovendo uma consciência corporal e energética amplificada”, enfatizou Ana Helena. Destaque para o tratamento pelo som (sound healing), que será implantado e se somará ao rito de infusões com combinação de ervas, especiarias, frutas e raízes em que o hóspede escolhe suas preferências. O local oferece ainda tratamentos faciais com argila, auxiliando o tratamento e renovação da pele pós sol e ressecamento do mar, além de serviços clássicos, como drenagem linfática, massagem modeladora, massagem com pedras quentes e uma terapia exclusiva das três pedras (gratidão, amor e perdão).

Nannai Muro Alto

No Nannai Muro Alto, o restaurante à la carte Tia Tê segue apostando na cozinha afetiva com forno a carvão e preparo de iguarias como moquecas e comidas da região. Aberto para almoço todos os dias e jantar de quinta a domingo, o restaurante é aberto sem custos para os hóspedes de bangalôs e suítes premium.

De acordo com Rodrigo Lins, gerente Comercial, 2023 foi um ano bom com crescimento no mercado internacional. “Podemos dizer que dobramos nos últimos três anos com hóspedes de Portugal, da Argentina, Estados Unidos, Suíça, Inglaterra, Alemanha e Fraça. Do Brasil, recebemos muitos turistas do Sudeste, Sul e Centro-Oeste”, comentou.

solar e vivá

Equipes dos hotéis Solar e Vivá Porto de Galinhas

Demanda em Porto de Galinhas

Segundo Otaviano Maroja, a malha aérea nacional já foi restabelecida no destino. “O aéreo vai bem. Atualmente, temos uma ocupação média de 70% ao longo do ano, com 85% de brasileiros e 15% de estrangeiros, uma permanência média de cinco dias para o turismo doméstico e sete para internacional. Acreditamos que chegaremos aos 90% de ocupação no Réveillon e 85% em janeiro. Teremos três grandes Réveillons aqui, além das festas nos hotéis, que são sempre muito boas também.”

Porto de Galinhas recebe hoje uma média de 1 um milhão de visitantes por ano, de acordo com informações do Porto de Galinhas Convention em seus quase 17 mil leitos. “O número de funcionários por hotel também cresceu no pós-pandemia, em torno de 10%. Percebemos que o cliente quer ficar mais nos hotéis e isso demanda mão de obra e serviços”, completa Maroja.

Um dos hotéis que apostou em novas áreas de lazer foi o Vivá Porto de Galinhas, que inaugurou este ano o Beach Lounge, funcionando das 10h às 17h, como um local para quem está voltando da praia poder sentar, confraternizar, ver o pôr do sol ou simplesmente contemplar o mar.

Já o Solar Porto de Galinhas reformou os apartamentos de frente para o mar nas categorias luxo e super luxo. O retrofit contemplou 18 unidades e mais quatro apartamentos para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, a tradicional chave eletrônica deu lugar a uma pulseira com QR, que funciona não apenas para abrir a porta do apartamento como também para o acesso a todos os demais serviços do hotel.


Turismo nacional tem grandes planos para o próximo ano

Encerrando o Summit Visit PE 2023, do Visit Pernambuco Travel Show, o painel Cenário do turismo nacional contou com a moderação de Lúcio Oliveira, além de participações de Rodrigo Galvão, da CVC Corp; Daniel Bicudo, da Azul Viagens; e Felipe Cuadrado, da Abreu. 

Bicudo comentou o processo de interiorização nas rotas aéreas no país. Atualmente, são 160 cidades operadas pela companhia. Já a Abreu, com 183 anos de atividade, é a mais antiga empresa do mundo em operação no turismo. Desde 2021, a companhia a retomada no setor de viagens. “O ano de 2023 ainda foi um pouco instável no dia a dia de vendas, mas estamos muito otimistas para 2024 e torcemos para que as malhas voltem forte. Para isso, estamos melhorando o atendimento e fazendo parcerias com a hotelaria”, comentou Cuadrado. 

painel 3

Agências e empresas aéreas avaliaram o turismo nacional

A Booking, fundada em 1996, possui 18 pessoas atendendo o Norte e Nordeste e vem com a perspectiva de aumentar a quantidade de produtos em 2024. Já a CVC Corp, que recentemente passou por uma série de mudanças internas, tem a pretensão de abrir mais de 350 lojas, em um plano de expansão e recuperação ao fechamento de unidades, retomando patamares anteriores à pandemia.


Perspectivas econômicas para 2024 em tom de otimismo

Seguindo a programação do Visit Pernambuco, com foco em perspectivas macroeconômicas para 2024, Robert Galdino, da XP Investimentos, afirmou que a economia global deverá crescer abaixo do potencial no próximo ano. Apesar de o Brasil ainda estar com as taxas de juros alta, a economia do país teve desempenho relativamente bom em 2023.

Segundo Galdino, o PIB está prestes a crescer quase três vezes o que apontavam as expectativas iniciais. “A inflação ao consumidor caiu mais que o esperado, o real se fortaleceu e o superávit comercial atinge níveis recordes. Projetamos um crescimento econômico mais fraco, inflação mais baixa e taxa de câmbio relativamente estável nos próximos meses, o que deve permitir ao Banco Central reduzir a taxa básica de juros”, enfatizou.

A projeção da XP Investimentos para o fim de 2024 é a Ibovespa bater 142 mil pontos, um crescimento aproximado de quase 13%. “Não temos dúvidas de que 2024 será um ano bom. Basta que continuemos com otimismo e cada um desempenhando bem a sua atividade”, finalizou


Executivos do turismo debatem cenário internacional

No segundo dia do Visit Pernambuco Travel Show 2023, as palestras do Summit Visit PE seguem movimentando a manhã desta terça-feira (5) no convention center do Armação Resort, em Porto de Galinhas. O evento promove uma série de capacitações sobre gestão, marketing e vendas, além de insights sobre o futuro do turismo.

Hoje à noite, acontece a sétima edição do SOU Porto de Galinhas, no Marupiara Resort, com a premiação dos principais parceiros do mercado que mais venderam o destino ao longo de todo o ano, entre operadores, clubes de férias, OTAs e brokers.

“Por mais um ano, trouxemos palestras, capacitações e mesas redondas de debate. As apresentações são excelentes ferramentas para aqueles que buscam informações e oportunidades para o crescimento profissional”, afirmou Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas Convention.

painel 1

Painel debateu as demandas de mercado internacional

Cenário do turismo internacional

O painel do Visit Pernambuco, moderado pelo presidente da AHPG (Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas), Eduardo Tiburtius, teve participação de Lara Siqueira, da Journeys; Renata Bufarat, da Decolar; Daniel Konortoff, da All Seasons; e Alejandra de La Cuadra, da Hiperviajes.

De acordo com Tiburtius, Porto de Galinhas passou por um reposicionamento de mercado a partir de 2008, quando a demanda sul-americana superou a europeia, e desde então prevalece como principal emissor para o balneário.

A empresa de turismo receptivo Journeys teve um 2023 positivo com o crescimento do setor de eventos no Brasil. A expectativa já é grande para 2024, a começar pela procura por passeios, festas e atrativos durante o Carnaval, como o do Rio de Janeiro, que já não dispõe de frisas para vender na Sapucaí.

A Decolar, que hoje tem escritórios em toda a América Latina, registrou um crescimento de 7% no mercado internacional quando comparado a 2019. A OTA busca ainda ampliar os canais de venda com a expansão de lojas físicas para agregar à presença online.

A presença de argentinos no Brasil também foi considerada relevante pelos participantes do painel. O país é visto como um destino amigável, com atrativos culturais e praias, que costumam encantar não apenas o público de Buenos Aires, como de outras localidades do interior da Argentina, a exemplo de Córdoba e Rosário.

* De Rachel Motta, especial para o Hotelier News

(*) Crédito das fotos: Rachel Motta/Hotelier News