Localizado na praia de Santo André, em Santa Cruz Cabrália (BA), o resort Village Mata Encantada deu mais um passo para diminuir o impacto ambiental seguindo uma tendência mundial de sustentabilidade com redução da emissão de carbono. O empreendimento se tornou 100% autossuficiente com investimentos em energia solar, reforçando a importância das estratégias ESG (Environmental, Social and Governance) na hotelaria.

Com isso, a propriedade reduziu em cerca de 90% a redução de CO2 na atmosfera, com a instalação de 44 placas fotovoltaicas de 2 metros quadrados (m²) cada. As placas permitem ao Village Mata Encantada a utilização de energia renovável em 100% do consumo de eletricidade. Com o investimento, a produção máxima de energia pode chegar a 23 kWp (quilowatt de potência de pico) ou cerca de 34.800 kWh (quilowatt-hora) ao ano. O número representa em torno de 105% da energia necessária para o resort funcionar.

“Estamos realmente muito preocupados com a situação energética no mundo. A utilização de energia solar, além de reduzir nossa emissão de carbono a quase zero, gera uma economia expressiva. A maioria dos nossos investimentos tem como foco a preservação da região na qual estamos e a diminuição do nosso impacto ambiental”, afirma Ueli Schweizer, proprietário do Village Mata Encantada.

Resort eco friendly

O empreendimento está localizado à beira-mar e possui apenas seis casas, sendo duas Casas na Árvore, distribuídas em uma área de proteção ambiental de 15 mil m², com Mata Atlântica Nativa totalmente preservada. Desde a compra do terreno, em 2003, nenhuma árvore foi derrubada.

Há cinco anos, o Village Mata Encantada adota a política plastic free. Todos os materiais plásticos estão sendo eliminados. Atualmente, apenas os sacos de lixo e algumas embalagens de produtos adquiridos no comércio local são de plástico. Além disso, o resort possui um rígido sistema de reciclagem, no qual todo o lixo produzido é reciclado e o material orgânico vai para compostagem.

Por fim, a propriedade também utiliza produtos orgânicos regionais na cafeteria, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Village Mata Encantada