Vendas diretas - HSMAI Insight

Como é tradição nos eventos da HSMAI Brasil, cada edição proporciona insights relevantes com base em pesquisas realizadas em tempo real com os participantes. Promovida em agosto, em São Paulo, a 8ª ROC (Revenue Optimization Conference) não foi diferente, trazendo uma informação estratégica para os hoteleiros: embora a venda direta pelo site tenha crescido, ainda há potencial significativo para avançar mais.

Com a participação de 170 executivos associados à HSMAI Brasil, o estudo revelou que, para 37% dos respondentes, a venda direta por meio do site corresponde a 21% ou mais da receita anual dos hotéis. Outros 30% afirmam que esse percentual representa de 10% a 20% do faturamento total. Esses resultados, de acordo com a HSMAI Brasil, refletem um aumento nos investimentos em tecnologia e marketing.

Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil e Latam, destaca o avanço da venda direta em 2023 nos hotéis nacionais. “Essas porcentagens, especialmente quando comparadas a 2022 e 2021, anos em que as vendas diretas pelo site estavam estagnadas em 20% para a maioria das redes, indicam que os hotéis estão conseguindo atrair clientes por meio de canais proprietários e mantê-los posteriormente, proporcionando mais flexibilidade para as empresas competirem no mercado”, comenta.

Os dados da pesquisa também refletem a preocupação do setor em se manter atualizado com as mudanças de mercado. Para 66% dos respondentes, o investimento em tecnologia é uma prioridade.

Mais números

Outro destaque é o crescimento na receita anual. Segundo 37% dos participantes da pesquisa, o faturamento expandirá em mais de 21% em 2023 em comparação ao ano anterior. Para 45% dos presentes, o aumento variará de 11% a 20%, e, para 18% dos profissionais ouvidos, essa alta será de 10%.

Esse expressivo aumento na receita nos hotéis tem sido impulsionado pelo aumento das diárias médias, como demonstra a pesquisa. Para 43% dos respondentes, esse indicador crescerá em mais de 21% em 2023, enquanto 43% da audiência indicou um aumento de 11% a 20%.

“Os números são positivos e indicam que o setor de turismo está avançando na direção desejada, além de revelar um mercado maduro com estratégias de precificação bem definidas”, conclui Gabriela.

Quanto a 2024, as expectativas de crescimento permanecem otimistas, mas, na comparação com este ano, desaceleram. Segundo 47% da audiência, o aumento de receita será de 11% a 20%, enquanto 45% dos profissionais acreditam em um aumento de 10%.

“As projeções indicam uma estabilização a partir de 2024, com um crescimento mais modesto do que o observado em 2022 e 2023”, reitera Gabriela.

Outros resultados

O hotel trabalha com alguma solução de RMS ou Otimizador de preços?

  • 70% sim
  • 30% não

O departamento de Revenue Management trabalha com que tipos de análise?

  • 47% em receita de hospedagem
  • 19,5% em receita total
  • 19,5% em rentabilidade
  • 14% em receita de hospedagem e eventos

Durante as negociações de acordos para 2024, qual é a expectativa do cliente?

  • 58% esperam crescimento de 6% a 10%
  • 20% esperam alta acima de 11%
  • 22% esperam expansão de até 5%

Para 2024, qual é a expectativa de representatividade de tarifas-acordo dinâmicas?

  • 49% consideram trabalhar com tarifas fixas e dinâmicas simultaneamente
  • 14% acreditam que tarifas dinâmicas representarão 10% do volume
  • 11% acreditam que tarifas dinâmicas representarão de 11% a 20%
  • 10% acreditam que tarifas dinâmicas representarão de 21% a 30%
  • 8% acreditam que tarifas dinâmicas representarão mais de 31%

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News