Imagine entrar no seu quarto de hotel e receber as boas-vindas de uma IA (Inteligência Artificial), que também fará todo o trabalho de acender a luz, ligar a TV, abrir as cortinas e turbinar seu ar-condicionado. O uso de tecnologia para agregar valor à experiência do hóspede já é realidade no setor hoteleiro de muitos países, enquanto a indústria brasileira ainda dá seus primeiros passos. Em São Paulo, o Intercity Tatuapé optou por inovar seus serviços de hospedagem ao unir forças com dois parceiros para desenvolver um smart floor.

Inaugurado em 1º de novembro de 2022, o empreendimento já nasceu fazendo história por estar situado no edifício Platina 220 — maior arranha-céu da capital paulista. Mas Bruno Veiga, gerente geral da propriedade, sabia que era necessário muito mais do que altura para impressionar os clientes. Então, surgiu a ideia de desenvolver um andar inteligente em parceria com a Frigo Service e a 4Hotel.

“Quando o hotel nasceu, fui convidado para participar do projeto, o que foi um desafio. Como estamos localizados no maior prédio da cidade, existia a vontade de fazer diferente. E aráves do projeto Smart Room do Intercity Ibirapuera, uma luz acendeu”, conta Veiga.

E essa visita foi, de fato, o pontapé inicial para a criação do smart floor, pois ali o gerente conheceu Maurício Reis, da 4Hotel — que mais tarde seria um importante parceiro do projeto. “O Intercity Ibirapuera foi o precursor da ICH com a implantação de sete smart rooms e o resultado foi ótimo. Esta referência foi o pontapé inicial para o nosso projeto. Contudo, eu quis ousar mais e decidimos fechar um andar inteiro com a proposta de uma hospedagem inteligente, trazendo o conceito da hotelaria antiga de andares executivos”, explica Veiga.

smart floor - intercity tatuapé - uh

Hotel conta com 2 smart cine rooms

Acomodações inteligentes

O 10º andar do Platina 220 agora conta com 20 apartamentos inteligentes que operam por comandos da Alexa. Todos possuem funcionalidades como ligar e desligar a luz, TV, ar-condicionado, trocar de canal, abrir as cortinas e luzes de cromoterapia no banheiro. A IA ainda dá informações sobre o hotel, como o horário de café da manhã e a localização da piscina.

Nas duas extremidades do smart floor estão as grandes estrelas do empreendimento. Únicas acomodações com varanda, os smart cine rooms trazem toda a tecnologia dos demais apartamentos, mas com muitos diferenciais. Além da amplitude do quarto, as UHs se transformam em verdadeiras salas de cinema particulares, com telão, projetor e até mesmo uma pipoqueira para preparar o saquinho de milho e manteiga entregue no momento do check-in.

“Não vendemos apenas a Alexa, mas uma experiência de cinema no quarto de hotel. E essa proposta você encontra em todos os detalhes, como no conceito visual, itens de frigobar, etc”, explica Veiga.

O gerente revela que a construção do projeto foi feita a várias mãos. Quando o protótipo ficou pronto, o profissional convidou as equipes e lideranças para passar uma noite no smart cine room e contribuir com ideias. “Este é um projeto vivo que está em constante atualização. Foi uma criação na prática”.

smart floor - intercity tatuapé - frigobar

Geladeira retrô é um diferencial

A tecnologia por trás da hospedagem

Responsável pela implantação da tecnologia, Reis conta que as mudanças nos quartos levaram cerca de um mês, considerando a troca de mobiliário, pinturas e instalação da Alexa. “Não é um procedimento invasivo e que demanda grandes obras. É um upgrade de baixo custo e alto impacto”, salienta.

O executivo da 4Hotel afirma que a empresa já vinha elaborando uma forma de entregar tecnologia ao setor hoteleiro, mas que fosse acessível para os empreendimentos. “Era uma demanda que sempre chegava por parte das redes. Percebemos que as categorias dos apartamentos sempre se diferenciavam por tamanho e amenidades, mas nunca encontramos um quarto tecnológico de verdade”.

Com infinitas possibilidades de comando da IA, a 4Hotel acompanha as interações dos hóspedes com a Alexa para entender o que funciona. “E assim vamos alimentando nosso banco de dados. A IA chega para tornar a hospedagem mais inteligente, mas cada hotel tem suas demandas e particularidades. Com essa coleta, conseguimos entregar um serviço mais assertivo e nas normas da LGPD”.

Frigobar exclusivo

Ao entrar no smart cine room, um dos elementos que mais chama a atenção é a geladeira retrô laranja que ocupa o lugar do frigobar. Assinada pela Frigo Service, os itens de consumo saem do lugar comum, com produtos diferenciados, como chocolate Lindtt, pipocas gourmet, bala Fini, água em lata e M&Ms.

Em plena fase de renovação, a Frigo Service encontrou o parceiro perfeito para mostrar ao mercado seu novo posicionamento de marca, focado em sustentabilidade e inovação. “Fez muito sentido para nós entrar nesse projeto. Nossa proposta é trazer experiências de frigobar com produtos que o cliente não encontra em qualquer hotel. Foi desafiador, mas conseguimos agregar valor com itens que fogem do tradicional”, comenta Leandro Souza, diretor da empresa.

Souza destaca que os produtos foram pensados de acordo com o conceito da acomodação, trazendo itens normalmente consumidos nas salas de cinema. “Vamos testar o que o cliente gosta e espera. Pensamos em produtos que dialogam com o que está sendo entregue. Acreditamos muito no projeto e neste novo momento da empresa”.

Na varanda, uma máquina de fazer gelo e um carrinho de bebidas permitem que o hóspede prepare drinks dentro do quarto. Para completar a experiência, temperos, ervas e condimentos estão disponíveis para incrementar as receitas. A novidade, também fruto da parceria com a Frigo Service, traz um novo modelo de consumo para o Intercity Tatuapé.

smart floor - intercity tatuapé - carrinho

Carrinho de bebidas leva máquina de gelo

O carrinho oferece opções de whisky, gin, vodka, tequila e licor. Souza explica que, a partir do momento que o cliente abre a garrafa, ele deverá pagar pela bebida inteira. “O hóspede terá tudo que precisa para montar seu drink dentro do quarto. Vamos disponibilizar valores e deixar claro como o consumo funciona. Acreditamos que o hóspede se beneficia pela comodidade e experiência”.

Com as mudanças estruturais, Veiga revela que a diária média terá um salto de até 40% nos smart cine rooms, podendo chegar R$ 1.200. A categoria estará disponível apenas em canais diretos, enquanto os demais apartamentos inteligentes do smart floor serão comercializados também nas OTAs.

Em breve, o Intercity Tatuapé ampliará sua entrega de inteligência, com mudanças no corredor do andar. “Também queremos levar essa tecnologia para o setor de eventos e nossos colaboradores. Nossa meta é ser um hotel totalmente inteligente”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News