frigo service

Muitas vezes, se recolher e olhar para dentro faz parte de processos de renovação de marcas que sabem que reflexões são necessárias. Para muitos, a Frigo Service pode até ter dado uma “sumida” do mercado nos últimos anos. Agora, a marca retorna com apetite de hotelaria sob nova liderança, com mais serviços e um posicionamento repaginado.

Com uma marca consolidada há 23 anos, a Frigo Service – até então liderada por Manuel Souza – passa para as mãos de Leandro Souza, sucessor no comando da empresa, que assumiu a direção geral das operações.

“O setor hoteleiro já nos conhece de longa data, mas com a pandemia reduzimos nosso fluxo de trabalho. Deixamos de atender alguns clientes e nos recolhemos para desenvolver novos serviços, além de realizar um rebranding da marca. Este é um projeto que estamos gestando há dois anos e está pronto para ser lançado”, explica o diretor em entrevista ao Hotelier News.

Atualmente, a Frigo Service fornece itens de frigobar para cerca de 250 empreendimentos hoteleiros distribuídos pelo país, com maior força na região Sudeste. Entre as redes atendidas pela empresa, podemos destacar Accor, Estanplaza, Atlantica Hospitality International, Meliá Hotels e Intercity.

frigo service - leandro souza

Estamos mais vivos do que nunca, destaca Souza

Nova marca e novos serviços

Buscando reforçar seu posicionamento como fornecedor para o setor hoteleiro, a Frigo Service renovou seu tradicional logo para uma versão mais moderna e atualizada. Segundo Souza, o conceito veio da fênix para trazer a ideia de renascimento da marca. “Queremos mostrar ao mercado que estamos mais vivos do que nunca. Também desenvolvemos processos de inovação, trazendo mais tecnologia para atividades que antes eram manuais”, revela.

Em seu portfólio, a Frigo Service disponibiliza cerca de 1 mil itens para frigobar. Entendendo as novas demandas do mercado, a empresa vem realizando mudanças em seus produtos para versões mais sustentáveis. “Estamos retirando o plástico de itens como garrafas de águas, que transformamos em embalagens retornáveis, lata ou caixa. No Brasil, ainda é um processo a abolição do material, mas estamos desenvolvendo soluções que sejam viáveis para nossos clientes”, explica Souza.

frigo service - logo

Entretanto, a grande novidade para o novo momento da empresa são as lojas de conveniência. Conhecidas como facilidades de empreendimentos de categoria econômica, a solução vem para encorpar o portfólio da Frigo Service. “A proposta é oferecer os dois serviços aos hotéis. Sabemos que muitas propriedades possuem espaço para as lojas, que também são encontradas em condomínios e centros de convenções”, salienta o diretor.

Estampando a marca da empresa, as lojas de conveniência da Frigo Service já podem ser encontradas no mercado. O projeto piloto da marca foi implementado no Ramada Encore Cruzeiro, no interior paulista, que está em plena fase de operação.

“Entendemos que era o momento de expandir nossos serviços, pois as lojas de conveniência são uma tendência, principalmente em hotéis econômicos. Muitos empreendimentos não abastecem mais o frigobar, o que já é uma realidade fora do Brasil. Com essas mudanças, precisamos nos adaptar”, avalia o diretor.

Com uma oferta mais abrangente, as lojas de conveniência vão muito além das balas, doces e chocolates. Os espaços também comercializam itens de higiene e eletrônicos, como adaptadores de tomada, cabos para carregadores de celular e fones de ouvido.

“Vendemos cervejas em diferentes formatos e marcas artesanais. Buscamos oferecer um portfólio amplo de acordo com as necessidades dos clientes. Temos produtos congelados e máquinas de café. Porém, um dos maiores desafios ainda é a comercialização de alimentos perecíveis, como lanches naturais. Logo, damos prioridade para industrializados que não demandam tanta conservação”, explica Souza.

Vale destacar que as lojas não demandam colaboradores a mais no quadro de funcionários, pois estão localizadas na recepção, onde o próprio recepcionista faz o acerto do consumo. Para a reposição de itens, a Frigo Service visita os estabelecimentos uma vez por semana para contabilizar o estoque.

Metas para 2023

Em nova fase, a meta para 2023 é adicionar, pelo menos, mais 10 hotéis ao portfólio das lojas de conveniência. Quanto ao segmento de frigobar, o objetivo é chegar a 50 empreendimentos a mais na carteira.

“Nosso foco são os econômicos, por ser um segmento com maior tangência, mas também recebemos algumas demandas de propriedades midscale que possuem espaço para as lojas de conveniência”, acrescenta Souza.

A Frigo Service ainda conta com um braço de distribuição de itens para frigobar com uma política de redução de custos, a preços e condições diferenciadas do restante do mercado.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Frigo Service