Elevar a qualidade do atendimento ao hóspede é uma demanda constante para o setor hoteleiro. Para atender aos gargalos do segmento, o Turistech Hub busca construir uma ponte entre startups e meios de hospedagem, visando levar inovação ao mercado. Com foco na categoria de resorts, o hub convoca empresas em fase de tração e operação para um desafio à procura de soluções para guest experience.

O Desafio Guest Experience Resorts vem de encontro com demandas de associados da Resorts Brasil — uma das entidades mantenedoras do ecossistema de inovação. A iniciativa tem o intuito de prospectar novas soluções para resorts da Aviva, Grupo Tauá de Hotéis, Grande Hotel Senac e Novotel.

“O Turistech Hub nasceu da iniciativa do turismo de proporcionar um ambiente de interação de startups e hotéis que têm sofrido com as demandas da revolução digital. A hotelaria, dentro do nosso ecossistema, está representada pela Resorts Brasil, que fez um chamado aos seus associados para endereçar seus principais desafios”, explica Eduardo Lorea, CEO e fundador da Numerik — consultoria idealizadora do hub de inovação.

eduardo lorea

Precisa haver sinergia, enfatiza Lorea

Problemas e soluções

Após workshops com as redes, o Turistech Hub identificou quatro desafios concretos a serem trabalhados:

Enriquecimento e qualificação de dados dos hóspedes

Soluções que integram dados em conformidade com a LGPD, realizam análise de reviews online, intermediam informações de OTAs, oferecem recomendações personalizadas em tempo real e incentivam interações por gamificação.

Experiência de check-in e check-out

Soluções de biometria para check-ins, autenticação de documentos e pagamentos. Tecnologia NFC e RFID de acesso e que possibilite o pagamento antecipado, check-out expresso e feedback instantâneo. Apps de VR para tour virtual.

Comunicação e lazer

Soluções integradas de comunicação, geolocalização intuitiva, pedidos online, reservas personalizadas, notificações em tempo real, assistentes virtuais compreensivos e tradução para uma experiência 360°.

Automação e o gerenciamento eficiente de estoques

Sistemas de rastreamento de itens (bebidas, alimentos, etc). Soluções RFID e código de barras com monitoramento em tempo real. Sensores inteligentes com notificações. Previsão de demanda e pedidos automáticos.

Como funciona

O ecossistema de inovação será o responsável por fazer a curadoria de startups inscritas até o dia 18 de setembro. Apenas empresas com sinergia com as redes hoteleiras, com foco B2B e B2B2C serão selecionadas para avançar no processo.

“As startups deverão ter a intenção de desenvolver soluções personalizadas para casos concretos dos resorts. Não basta ter uma ideia, a empresa precisa já estar em condições de operar em fase de teste junto aos empreendimentos para passar para a fase de implantação”, enfatiza Lorea.

O time do hub realizará a primeira filtragem de inscritos, de onde sairão três finalistas para cada uma das redes. Em seguida, as bancadas das empresas hoteleiras participarão da escolha da startup que avançará.

A publicação das startups selecionadas está prevista para o dia 27 de setembro, que farão suas apresentações no Pitch Day, marcado para o dia 4 de outubro. Por fim, as provas de conceito e desenvolvimento de projetos piloto ocorrerão entre os dias 16 de outubro e 15 de dezembro.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.

(*) Crédito da capa: Pixabay

(**) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News