O turismo brasileiro segue crescendo. No primeiro semestre, o setor cresceu 14,9%, segundo dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Além disso, a malha aérea reforça esse movimento. Nos últimos nove meses, a Latam viu o número de passageiros domésticos no país crescer 18% frente ao mesmo período de 2022.

O número significa que 24,3 milhões de passageiros foram transportados em voos domésticos entre janeiro e setembro, superando o mesmo recorte de 2022, quando a companhia alcançou 20,6 milhões. “Queremos que cada vez mais brasileiros possam voar. Por isso, temos realizado investimentos sustentáveis e estratégicos em nossa operação, buscando sempre crescer onde há demanda potencial”, diz Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

Desde 2021, a empresa passou a operar em 11 novos destinos: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). A ampliação permitiu à Latam alcançar a marca de 55 destinos no país, contribuindo para a recuperação do turismo.

Crescimento sustentável

Neste ano, a Latam ampliou seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar oferecer no site passagens aéreas para, pelo menos, mais 16 destinos regionais no Brasil.

No mercado internacional, a empresa também inaugurou diversas rotas e, anualmente, transporta mais de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

Em setembro, a demanda de passageiros de todo o grupo teve crescimento de 17,7% em relação ao mesmo mês de 2022. No mesmo período, a companhia promoveu aumento de 16,4% na sua oferta de assentos. Já na operação cargueira, a empresa ampliou em 10,8% sua capacidade em relação ao ano passado.

(*) Crédito da foto: Holgi/Pixabay