Na Conferência da Água da Organização das Nações Unidas de 2023, a OMT (Organização Mundial do Turismo) reforçou seu compromisso com a agenda sustentável da entidade, destacando o papel do setor na proteção dos recursos hídricos, contribuindo para a aceleração do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, de garantir água e saneamento para todos, pontua o Hospitality Net.

Entre as iniciativas da OMT para contribuir com a sustentabilidade, está a participação em eventos ao lado de diversas entidades. Um dos mais recentes, intitulado Turismo e Água: desafios e oportunidades, aconteceu em Nova York, reunindo os parceiros da recém-lançada Alliance for a Nature Positive Approach to Tourism, como o WTTC (World Travel and Tourism Council) e a Sustainable Hospitality Alliance.

Na ocasião, foi destacada a significativa pegada hídrica do setor de turismo e sua dependência em oceanos e suprimentos de água limpos e confiáveis. Além disso, o evento discutiu temas importantes, como os impactos negativos do consumo e desperdício, bem como a poluição, e destacou o progresso feito no avanço de planos de ação para garantir a gestão sustentável da água.

Os participantes receberam uma visão geral das iniciativas propostas pela OMT e parceiros, destacando a interligação dos desafios das alterações climáticas, poluição e escassez de água.

A iniciativa

Zoritsa Urosevic, diretora executiva da OMT, afirmou que a água permeia toda a atividade turística. “À medida que o mundo enfrenta desafios cada vez mais complexos, não devemos perder de vista que ainda temos objetivos em comum. Precisamos de dados harmonizados para garantir que a ação do turismo no local realmente responsa à nossa visão compartilhada”, pontua.

Nesse cenário, a Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável foi apresentada como líder na avaliação do progresso feito, bem como dos desafios a serem superados, incluindo a obtenção de melhores dados. As ações de fomento à sustentabilidade no turismo estão em consonância com o novo comportamento do viajante, que tem procurado por viagens com menor impacto ambiental.

(*) Crédito da capa: Thaliesin/Pixabay