O turismo paulista foi responsável por um notável crescimento na geração de empregos em 2023, superando significativamente outros setores da economia. Hotéis, bares e restaurantes, como os principais ramos desse setor, apresentaram aumento de 5,4% no número de vagas em comparação com 2022, criando 70 mil novos postos de trabalho. Esse índice superou os 2,5% de crescimento observados em outros segmentos e até mesmo a indústria. Os dados foram revelados em uma pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Estatística da Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo).

Coordenado por Luís Carlos Burbano, economista da FIA/USP (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo), o estudo técnico baseou-se na Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os resultados mostram que, no Brasil, foram criados 175 mil novos empregos no setor de hotéis, bares e restaurantes no ano passado, sendo que 40% dessas vagas foram geradas em solo paulista. O ritmo de crescimento em São Paulo também superou a média nacional, que foi de 3,3%.

Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp, enfatiza o papel social relevante desses setores na economia paulista e brasileira. “Esses empregos, em sua maioria, são ocupados por jovens sem qualificação profissional, que recebem treinamento em nossas escolas e nas empresas. Não contamos com apoio do governo federal ou do Sistema ‘S’ para capacitação”, destaca.

Outros dados

O executivo da Fhoresp ressalta também a importância da continuidade do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos e Turismo) até 2027, como originalmente concebido pelo Congresso Nacional, para garantir a manutenção do crescimento na geração de empregos.

Apesar do bom desempenho na geração de empregos no turismo paulista, a ocupação em hotéis, bares e restaurantes ainda ficou abaixo dos níveis pré-pandemia, de 2019. Isso indica que o setor do turismo continua enfrentando desafios decorrentes da pandemia de Covid-19, que começou em março de 2020.

Em comparação com 2019, o número de empregos em 2023 foi 7% menor no estado de São Paulo e 4,3% menor no Brasil como um todo, evidenciando que o turismo ainda não se recuperou completamente das perdas causadas pela pandemia.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Agência Brasília