À medida que a retomada do turismo é sentida ao redor do mundo, profissionais especializados em marketing de viagens criam estratégias para garantir a adesão dos viajantes a curto, médio e longo prazos. Neste cenário, criar projetos flexíveis para acomodar as mudanças trazidas pela pandemia, focar na experiência do cliente e criar uma comunicação que seja clara e compassiva é vital para assegurar o aumento das reservas, releva o Phocuswire.

Na indústria de viagens, as tendências mudam constantemente. De eco resorts a viagens de aventura, os desejos e necessidades estão sempre evoluindo. Com a pandemia, isso se evidenciou ainda mais, visto que no ano passado, os hábitos, necessidades, expectativas e gastos dos viajantes mudaram drasticamente.

Por outro lado, tantas mudanças em um curto espaço de tempo inviabilizam a criação de estratégias de marketing sólidas com base no comportamento histórico, o que obriga as empresas a adotarem estratégias mais flexíveis. De qualquer forma, existem conclusões sólidas que podem corroborar no desenvolvimento dessas estratégias: atualmente, saúde e segurança são fundamentais para que os viajantes se sintam mais confortáveis para voltar a conhecer novos destinos. Além disso, as viagens domésticas estão se recuperando de forma gradual e rápida, fazendo com que as viagens rodoviárias cresçam proporcionalmente.

Embora isso dê algum direcionamento aos profissionais, é importante pensar à frente e entender o que o cliente deseja em uma experiência de viagem, o que requer uma abordagem focada nas pessoas, que se adapte às condições de mercado em constante mudança. Por exemplo, algumas companhias aéreas estão beneficiando viajantes de longa distância com kits de teste da Covid-19, permitindo que eles recebam o resultado em até 45 minutos. Ao criar uma experiência que priorize o cliente, desde a reserva até a estadia, os profissionais motivam os consumidores a retomar suas viagens.

Crie planos de marketing flexíveis

Um dos aprendizados de 2020 para os profissionais de marketing foi, sem dúvida, que flexibilidade é a palavra-chave. Embora seja importante desenvolver estratégias de longo prazo, é igualmente essencial estar a par das condições atuais do mercado e buscar se adaptar a elas. Por exemplo, os protocolos de segurança contra a Covid-19 vieram para ficar, ou seja, isso faz com que as marcas busquem continuar a promover padrões de segurança e limpeza.

Outro ponto importante neste sentido são as políticas de cancelamento, que devem continuar sendo flexíveis, visto que o cliente espera este tipo de abordagem. A curto prazo, os profissionais de marketing devem continuar ajustando as campanhas com base nas janelas de reserva e na distância do viajante, já que em 2020 essas janelas diminuíram porque os clientes hesitaram em planejar viagens para destinos muito distantes, refletindo diretamente na decisão de compra do viajante, que acaba preferindo as opções de última hora e que estão mais perto de casa.

A demanda também é influenciada pela abertura dos mercados. A reabertura da fronteira terrestre entre os EUA e o Canadá, por exemplo, aumentou em 74,5% as buscas por hotéis nos EUA por viajantes canadenses. Ao analisar todo o cenário e avaliar pontos como as restrições de viagens, os profissionais podem adaptar estratégias de curto prazo, que normalmente capturam reservas de viajantes locais.

Entenda a intenção do viajante

Compreender as necessidades e os motivos da viagem é fundamental para garantir o bom posicionamento das marcas – que devem atender aos viajantes onde eles estão e procurar novas oportunidades para atender às necessidades – no mercado.

Durante o período mais crítico da pandemia, por exemplo, a Marriott International, que apontou recentemente as preferências dos turistas latinos, disponibilizou quartos para os médicos que atual na linha de frente, enquanto outros hotéis ofereceram pacotes de quarentena. Ao incorporar a intenção à experiência de ponta a ponta, as marcas podem encontrar formas de aprimorar a jornada e construir uma relação de fidelidade com seu público.

É importante também que as empresas entendam que as necessidades e expectativas dos viajantes de negócio e lazer são distintas. Os turistas mais jovens, por sua vez, viajam para aliar negócios e lazer – o bleisure, tendência que vem crescendo consideravelmente. No Brasil, essa tendência representa 59% das viagens, segundo a Localiza.

Crie uma comunicação clara

A comunicação direta com os viajantes é a chave para criar conforto, novas experiências e fidelidade. Neste sentido, os profissionais de marketing podem eliminar suposições sobre a experiência e dar aos viajantes tranquilidade em cada etapa da jornada.

Neste momento tão importante para o setor de viagens, as marcas têm a oportunidade de oferecer flexibilidade para adiar ou cancelar reservas, estimulando a venda direta. Além disso, a abordagem nos canais de comunicação precisa ser empática, garantindo que os clientes irão receber o que precisam.

(*) Crédito da foto: StockSnap/Pixabay