Que tal um encontro romântico com vista panorâmica para a Terra? Ou degustar um coquetel em um luxuoso dirigível sem os desconfortos físicos da força de aceleração da gravidade? Bem, a partir de 2024 isso será possível, caso você tenha a bagatela de US$ 125 mil para desembolsar em uma viagem de seis horas com destino à estratosfera terrestre. O turismo espacial — tendência crescente entre os mais endinheirados do nosso pequeno planeta azul — ganhou um novo capítulo com o lançamento da cápsula de voos tripulados da Space Perspective.

Não é de hoje que grandes empresas investem no “segmento”. Até 2027, a OAC (Orbital Assembly Corporation) promete lançar o Voyager Station – primeiro hotel espacial do mundo. Indo na mesma direção, a Space Perspective revelou esta semana imagens inéditas do interior da Spaceship Neptune — cápsula pressurizada de luxo para observação do espaço e da curvatura da Terra.

Com a aparência de um enorme balão, o veículo possui assentos reclináveis e sofás, onde jantares íntimos poderão ser realizados a 30 quilômetros (km) de altitude. A estrutura ainda contempla um bar, banheiro e enormes janelas panorâmicas. Com cinco metros de diâmetro, a Spaceship Neptune conta com iluminação interior que pode ser reduzida para melhor observação das estrelas.

A viagem inclui o transporte de oito pessoas, que serão conduzidas por um piloto até a cápsula. Em junho de 2021, a Space Perspective realizou o primeiro teste no balão espacial, que chegou a uma altitude de 33 mil metros — o que corresponde a três vezes a altura que um avião comum pode alcançar.

Ao contrário dos foguetes, não há necessidade de preparação física para a viagem, pois a Spaceship Neptune não usa a propulsão de um foguete nem a aceleração da força da gravidade. O balão é movido a hidrogênio, com gás de sustentação interno mais leve que o ar, o que permite que a cápsula flutue no topo da atmosfera terrestre.

“É difícil exagerar a importância dessa inovação de design, a Space Perspective está estabelecendo o padrão no turismo espacial”, afirmou Jane Poynter, fundadora, co-CEO e diretora de Experiência da Space Perspective, em entrevista à Forbes.

turismo espacial - interna

Spaceship Neptune oferecerá conforto e vista panorâmica para a Terra

Viagem à estratosfera

A Space Perspective prevê iniciar as viagens em 2024 e já conta com cerca de 600 pessoas na lista de espera. Vale ressaltar que cada um dos turistas pagou o valor de US$ 1 mil reembolsáveis para garantir sua vaga na experiência.

Vale lembrar que a Spaceship Neptune não chega ao espaço de fato, visto que o consenso internacional considera que ele só começa a partir de 100 quilômetros (km) de altura. Contudo, as próximas viagens da cápsula prometem passar acima de 99% da atmosfera.

Durante duas horas, o dirigível alcançará a altitude de 30 quilômetros (km). Em seguida, são mais duas horas de viagem pela estratosfera. O retorno leva duas horas ou mais até a cápsula descer no oceano com segurança, onde será resgatada por um navio.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Space Perspective