Ao longo de 2023, o turismo registrou números positivos, mostrando o real aquecimento do setor após dois anos de forte crise, devido à pandemia de Covid-19. De acordo com nova projeção da CNC (Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a perspectiva é de que seja registrada alta de 7,3% em relação ao ano anterior.

Para Celso Sabino, ministro do Turismo, 2023 foi um ano de reconstrução. “Saímos de um período difícil para o setor e fechamos o ano passado com números excelentes. Apostamos em uma política pública assertiva, que movimenta a economia e promove nossos atrativos turísticos. Para 2024, o trabalho continua com a meta de contribuir ainda mais para a economia do país”, enfatiza.

Para a temporada de verão deste ano, a entidade também espera bons resultados. Segundo a perspectiva da CNC, o turismo deve movimentar R$ 155 bilhões durante a estação, que termina em março. O número representa aumento real de 5,6% em relação à temporada passada e a maior movimentação financeira do setor desde o início do levantamento, em 2012.

Projeções

A estimativa da CNC mostra também um bom cenário para o turismo no Carnaval, época que tradicionalmente registra movimentação alta em todo o país. Dados da Decolar mostram que o interesse em conhecer o Brasil cresceu 114% em comparação com o mesmo período de 2023. Destinos como Maceió, Rio de Janeiro e Salvador despontam como favoritos, prometendo atrair grande volume de pessoas.

Para fomentar e aquecer o setor, o MTur (Ministério do Turismo) conta com iniciativas como Conheça o Brasil Voando, Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico, criadas com o intuito de estimular as viagens domésticas por todo o país, por meio de ações como a ampliação da oferta de novos voos, oferta de linha de crédito específica para compra de produtos de viagem e também estímulo às viagens para a capital federal, em um movimento de valorização dos símbolos nacionais.

(*) Crédito da foto: cnaudalutti/Unsplash