Visando melhores resultados, a Setur (Secretaria Municipal de Turismo) de Ubatuba (SP) elaborou um plano de ação para estabelecer o cronograma que deve ser seguido pela pasta até o final da gestão, em 2024. O documento, que divide os segmentos de atuação e estabelece responsáveis e prazos, foi elaborado por Sérgio Carvalho, secretário de Turismo, e aprovado pelo prefeito Marcio Maciel.

Todo o processo terá início a partir dos fóruns setoriais, com toda a cadeia produtiva de Ubatuba, estabelecendo um calendário de reuniões, que deve ser iniciado já na próxima semana. O planejamento busca a aplicação da gestão baseada em ações institucionais e econômicas de curto e médio prazos, e que contemplem a inovação e reordenamento das políticas de gestão do turismo municipal.

Essas políticas são baseadas na estruturação, reorganização e realinhamento dos programas públicos do setor e de toda sua cadeia produtiva. “Uma das estratégias para colocar o planejamento em prática é investir em ferramentas institucionais que resultem em ações de fortalecimento social, ambiental e econômico do município, desenvolvendo políticas públicas de forma participativa no setor”, diz Carvalho.

Iniciativas

Com o lema Pensar no futuro, agir no presente, a Setur vê no planejamento a melhor maneira de consolidar ações para contemplar todos os segmentos do turismo. “A principal meta será unir e fortalecer todas as bases econômicas de Ubatuba, ouvindo, discutindo, desenvolvendo e aplicando juntos as melhores soluções necessárias para o desenvolvimento sustentável do turismo e toda sua cadeia”, acrescenta o secretário.

Além disso, também como parte do cronograma, a pasta dará continuidade ao Plano Municipal de Turismo, documento que será finalizado em breve junto ao CMT (Conselho Municipal de Turismo). “Reconhecemos a importância do plano para Ubatuba e vimos que o documento é robusto e muito pertinente. Estamos planejando a conclusão o mais rapidamente possível e devemos realizar um evento para que possa ser apresentado para o trade e comunidade”, complementa Carvalho.

Dados

Apesar de ser tida como a cidade brasileira que mais conseguiu aumentar o número de hospedagem entre 2019 e 2022, ganhando novos empreendimentos, Ubatuba ainda trabalha para consolidar um modelo de turismo que não se prenda à sazonalidade.

“O turismo é uma das únicas atividades econômicas que conseguem desenvolver e envolver toda a cadeia empresarial do município, criando mais ocupações com menos investimentos. Ubatuba, como região turística diferenciada, apresenta ampla oferta de produtos e serviços que ainda carecem de organização e gestão profissional, aliada a uma política de curto, médio e longo prazos, possibilitando sua promoção, marketing e desenvolvimento sustentável, gerando benefícios para a comunidade”, finaliza o secretário.

(*) Crédito da foto: Sofus_Solivagante/Pixabay