Natural de Santo André (SP) e torcedor fanático do São Paulo Futebol Clube, Marcel Marin é um amante declarado de esportes, com um carinho especial por futebol, basquete e handebol. Casado há 14 anos e pai de dois filhos, o profissional afirma que sua família é a principal razão de todos os movimentos que permeiam sua vida.

Aos 42 anos, o diretor de Vendas e Marketing do Ba’ra se define como uma pessoa movida a música, com gosto eclético que varia do clássico ao rap. Marin ainda aprecia outras formas de arte, como a fotografia, e não dispensa uma boa viagem. “Como não é possível viajar a todo momento, gosto de pesquisar hotéis incríveis pelo mundo”, revela.

Moda, tecnologia e literatura também estão presentes no dia a dia do profissional. No momento, Marin está na fase final do livro Incrivelmente Simples, do autor Ken Segall, ex- diretor criativo da Apple.

De casa nova, em João Pessoa, o executivo passou a praticar beach tennis e caminhadas na praia. “Também passei a explorar a gastronomia da cidade, que oferece restaurantes incríveis. A sensação de chegar em algum lugar pela primeira vez é fascinante e indescritível”, declara.

Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com pós-graduação em Administração Hoteleira pelo Senac, Marcel Marin iniciou sua carreira na hotelaria em 1999, como recepcionista. Em sua trajetória profissional, acumula experiências na Accor, no IHG, Hotel Unique, Unique Garden e na ICH Hotéis.

Com especialização em Real Estate pela FGV (Fundação Getulio Vargas), e em Executive Development Management pela The University of Memphis, Marcel Marin não parou de estudar e atualmente vem aprimorando seus conhecimentos no curso Executive Master’s in International Hotel Management, na Les Roches Marbella.

Três perguntas para: Marcel Marin

Hotelier News: Uma das propostas do Ba’ra é oferecer uma hotelaria inclusiva, criando conexões entre o hotel e a cidade. De que forma o departamento de Vendas e Marketing está atuando? Parcerias estão na mira do empreendimento para validar esse conceito?

Marcel Marin: Este é um dos maiores diferenciais do Ba’ra, lugar onde diversidade e inclusão não são negociáveis. O hotel já nasceu assim, desde a concepção do projeto, ao invés de paredes construímos pontes de conexão. Quando me apresentaram o conceito, foi paixão de primeira, pois sabia que faria parte de algo com um proposito muito bem definido e que está vindo para deixar legados.

Na frente do hotel, ao invés de paredes temos o Tropical Garden, um espaço como muito verde, convidativo e exuberante, onde é possível realizar os mais variados eventos, muitos destes envolvendo parcerias locais que tenham identificação com o DNA do empreendimento. Estamos preparando um calendário de atividades que irá surpreender, pois este espaço é aberto, disponível para todos que estiverem pelo local.

O Ba’ra foi concebido, primeiramente, para o paraibano e para o pessoense. Queremos que todos tenham orgulho e sintam-se à vontade para frequentar o hotel, além da arquitetura e design de interiores com sofisticação, que retratam a Paraíba de forma elegante. O luxo estará na diversidade das pessoas que frequentarão o hotel, para nós não fará nenhum sentido um local frequentado apenas por turistas, essa não é a hotelaria de luxo, de experiência que propomos.

A gastronomia merece protagonismo quando falamos de inclusão, a escolha do conceito dos dois restaurantes aconteceu após um estudo que permitiu entender o paladar do pessoense. Três escolas gastronômicas chamaram atenção: a italiana, a francesa e a brasileira, com influências regionais. Após foi realizado o convite para a nossa chef Carol Panarotte, que ama estas gastronomias e trabalhou com chefs renomados como Erick Jacquin, Salvatore Loi e Onildo Rocha, esse background e toda dedicação na profissão com cursos diversos nacionais e internacionais resultará em uma gastronomia com identidade e personalidade assinada. Nós, do comercial, temos muito orgulho em apresenta-la em nossas ações diárias e a equipe é formada por mais três sous chefs especialistas em cada uma das escolas gastronômicas citadas. Já a mixologia será um espetáculo com drinks autorais e clássicos, trazendo elementos regionais com releituras incríveis. Entregaremos uma explosão de cores, sabores, texturas e aromas.

Um ponto importante são os valores que serão praticados no cardápio, nosso estudo também foi para entender o comportamento da cidade e vamos entregar preços acessíveis, de acordo com os ótimos restaurantes que encontramos no destino, pois sabemos que existe no Brasil um paradigma a ser quebrado,uma vez que a população local não costuma frequentar restaurantes dos hotéis. Vamos mostrar em João Pessoa que isso é possível e o hotel esta chegando para ser um ponto de encontro na cidade.

Temos um cronograma de publicidade on e off para que esta mensagem chegue da melhor forma para todos na cidade. Estamos construindo um hotel com alma. “Viva o mundo ao seu redor” é o slogan do Ba’ra e norteará nossas ações.

HN: O hotel praticamente não tem concorrentes em João Pessoa em sua categoria. Então, de que forma o Ba’ra vem desenvolvendo sua estratégia de tarifário e distribuição? O que será priorizado?

MM: O Ba’ra será o primeiro hotel de luxo na Paraíba, que possui uma hotelaria que está ganhando corpo e já possui produtos muito bons. Esperamos ter outros concorrentes em breve, o que é essencial para consolidar o destino e todos ganharão com a chegada de novos e excelentes equipamentos na cidade.

Sobre precificação, em primeiro lugar temos que saber do nosso valor, dos nossos custos, da estrutura que criamos para uma entrega de serviço primorosa. Um ponto de partida primordial dos departamentos comercial e financeiro é o diálogo diário, somos muito unidos e tomamos decisões sempre visando o melhor para o negócio.

Também temos a pesquisa de mercado a nível regional, com hotéis de luxo que admiramos e nos identificamos. O estudo de preços foi realizado e possuímos ferramentas de RM que permitem o acompanhamento do setor. A distribuição está sendo feita através de channel manager e já estamos conectados há meses com os principais players (operadoras, agências e OTAs) realizando vendas. Estamos muito felizes com a receptividade e retorno.

Evidentemente, por vocação do destino, o segmento de lazer possui uma representatividade considerável no share. As companhias áreas e operadoras estão próximas de iniciar os voos fretados, tem muita coisa boa acontecendo, mas também estamos atentos aos movimentos corporativos. Existem grandes empresas vindo para a cidade, outras já existentes na capital e interior, e o trajeto de João Pessoa para Recife e Natal apresenta boas oportunidades de negócios. Nossa localização é muito privilegiada neste sentido, pois profissionais liberais e nômades digitais também são muito bem-vindos e fazem parte da estratégia. Algo que chamou atenção na capital é o centro de convenções, um dos mais belos que já tive oportunidade de visitar, surpreendente e com potencial para receber grandes eventos nacionais e internacionais.

Algo que temos muito bem definido é o nosso posicionamento e vamos mantê-lo em todos os momentos. Queremos estar próximos da hotelaria local, realizar práticas de trocas de informações, além de encontros periódicos entre os profissionais. Juntos podemos ter muito mais força e colocar João Pessoa no lugar que merece. Já vivenciei estas práticas em mercados maduros e sei o quanto faz a diferença essa união, afinal, estamos todos no mesmo barco.

HN: O Ba’ra também chega com a promessa de colocar a capital paraibana na rota do turismo internacional por meio de uma divulgação agressiva. Esse trabalho já começou? De que forma o empreendimento vem apresentando João Pessoa para o mundo?

MM: O departamento Comercial foi o primeiro do hotel a ser definido, um investimento e apoio incondicional e com visão a longo prazo. Hoje, temos nove vendedores cobrindo todo o Brasil, que em junho estiveram por uma semana em João Pessoa para uma imersão no produto e no destino. Foi incrível e rapidamente conseguimos sentir os benefícios do investimento, com um time altamente capacitado para levar a mensagem com propriedade e da melhor forma para todos os mercados.

Recentemente, tivemos duas grandes aquisições: nossa representante de Vendas para a América do Sul, com base em Buenos Aires, para cobrir Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. E uma pessoa na Europa, com base em Barcelona, com foco em Espanha e Portugal. Em ambos os destinos estaremos presentes em eventos e roadshows.

Nossos vizinhos Recife e Natal já possuem um fluxo de visitantes internacionais e aeroportos que recebem estes voos, que possibilitam viagens combinadas entre João Pessoa, Porto de Galinhas e Pipa. Já tivemos reservas com esses roteiros, além de inúmeras possibilidades que estamos levando para os agentes de viagens. O mercado pede o novo e João Pessoa está em um momento muito interessante, são diversos os segmentos crescendo exponencialmente na cidade, assim como o turismo. Sabemos que o caminho é longo e interminável, mas estamos aproveitando ao máximo esta jornada, comemorado cada etapa e conquistas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Ba’ra Hotel