Casada há 12 anos e mãe de uma menina, Juliana Carbonari divide seu tempo livre entre a música, um vira-latinha caramelo e passeios de bicicleta e de patins. A executiva, VP de Advisory e Asset Management Services no JLL Hotels and Hospitality Group, é bacharel em Turismo pela USP (Universidade de São Paulo) e ama viajar em família.

O JLL Group realiza diversas pesquisas e contribuições para o mercado, em aspectos globais e nacionais. Juliana atua no grupo há 12 anos e já foi líder da WBN (Women’s Business Network). Convidada de hoje (18) do Hotelier News, ela fala de performance e perspectivas do setor. Confira!

Três perguntas para: Juliana Carbonari

Hotelier News: A pandemia impôs uma pausa forçada no mercado, que pôde ser aproveitada para realizar mudanças que vinham sendo postergadas. Quais foram as mudanças e inovações operacionais positivas que você identificou na retomada? O que ainda pode ser trabalhado em relação a essas inovações?

Juliana Carbonari: Percebemos que os hotéis passaram a operar eficientemente com uma equipe mais enxuta, melhorando assim suas margens operacionais com os melhores índices de produtividade e a eficiência. Ainda, como o trabalho remoto foi adotado por muitas empresas de forma permanente, muitos hotéis viram a oportunidade de atender a esses viajantes por meio da criação de serviços e infraestrutura para tornar sua experiência mais completa e mais confortável. Isso permite a combinação de motivações a lazer e a trabalho em uma mesma viagem –  o famoso bleisure, e muitos viajantes passaram a viajar com a família, que pode usufruir de passeios e infraestrutura do hotel, enquanto o hóspede principal realiza seus compromissos profissionais.

HN: Desde o final do ano passado, o setor recuperou os padrões de desempenho pré-pandemia. E agora, qual é a principal meta do setor? Quais devem ser os próximos passos para alcançar essa meta?

JC: A meta é manter as diárias médias em patamares saudáveis, permitindo ganhos reais de receita, e compensando os efeitos negativos da inflação nos anos passados.

HN: Por fim, quais são as suas expectativas para o Hotel Trends Orçamentos 2024? 

JC: Tenho certeza que será um evento muito produtivo, com uma troca de conhecimento profunda entre os participantes e oportunidade para grandes aprendizados.

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal