Natural de Belo Horizonte, Hiram Della Croce não dispensa um futebol ou passar um tempo com a família quando não está sentado na cadeira de diretor de Operações da Wyndham Hotels & Resorts para o Brasil e Bolívia. Aos 42 anos, o executivo começou na hotelaria em sua terra natal, mas logo alçou novos voos.

Della Croce ingressou no setor em 1997, em um pequeno empreendimento belo-horizontino. Desde então, galgou diferentes posições em empresas nacionais e internacionais — como Accor e Grupo Posadas.

O executivo já atuou nas áreas de atendimento ao hóspede, vendas, implantações e operações. Em 2020, Della Croce foi contratado pela Wyndham como diretor de Operações, até que, em 2021, assumiu a liderança para os dois países latino-americanos.

Três perguntas para: Hiram Della Croce

Hotelier News: Em 2022, a marca Dolce by Wyndham chegou ao mercado brasileiro. Além do Ouro Minas, já existem planos para implementar a bandeira em outros empreendimentos?

Hiram Della Croce: A marca Dolce by Wyndham é uma bandeira da Wyndham Hotels & Resorts com características muito especiais e com amplo espaço para desenvolvimento no Brasil. Após a chegada da marca ao Ouro Minas, em Belo Horizonte, em abril de 2022, o empreendimento já melhorou em 35% a sua performance. E vai avançar ainda mais com todas as melhorias pelas quais a unidade vem passando. Mas temos que ter clareza que pelas características dessa marca a sua expansão é mais cadenciada.

HN: Quais serão os principais desafios operacionais do setor para 2023? E quais estratégias a Wyndham pretende adotar para superá-los?

HDC: Para 2023, prevemos ciclo minimamente de manutenção, uma vez que todo o mercado está em avaliação do cenário político-econômico a vir. Qualquer movimento impacta no comportamento do mercado. Mas somos uma empresa global, com estrutura sólida e preparada para enfrentar desafios, como vimos durante a pandemia. Passamos pela fase mais crítica sendo a rede hoteleira com melhor desempenho na bolsa de valores de Nova York, o que mostra o nosso poder de resiliência. Nosso olhar em 2023 estará muito voltado para alguns fatores: gestão de despesas, distribuição inteligente e otimização de operações para que possamos oferecer os melhores resultados a nossos hóspedes e investidores.

HN: Escassez de mão de obra é um problema latente na hotelaria. Como a rede vem contornando essa questão?

HDC: Definitivamente, essa é uma questão sensível para a hotelaria como um todo. E um dos fatores que está em nossa pauta diária. Mas como uma empresa global que já se deparou com vários desafios, estamos percebendo que o melhor caminho é voltar a formar profissionais para caminharem conosco. Antigamente, havia muitas pessoas querendo carreira na hotelaria, mas os tempos mudaram. E outros mercados atraíram esse público. Hoje, estamos focados em buscar jovens que queiram descobrir a hotelaria e o universo que ela envolve e com isso formar esses profissionais desde a base. E junto a isso estamos sempre lapidando nossos planos de carreira e benefícios oferecidos. Isso é um dos pontos de retenção de talentos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts