Atual CEO do GJP Hotels & Resorts, Fabio Godinho é formado em Administração de Empresas, com MBA no Ibmec e especialização na Kellogg e The Wharton School. Ao todo, o executivo tem mais de 20 anos de carreira, com boa parte deles dedicados à indústria de viagens. Sua trajetória profissional combina expertise no setor de turismo, finanças e gestão estratégica de negócios.

No turismo, Godinho soma experiências na CVC Corp e na Webjet Linhas Aéreas, comprada pela Gol em 2011. Na gigante do setor de viagens, teve duas passagens: na primeira, como diretor de Novos Negócios, participou ativamente da transação com o Carlyle Group. Na segunda, já como vice-presidente de Produtos e Marketing, atuou no IPO (Initial Public Offering) da empresa em dezembro de 2013.

Do lado pessoal, tem como hobbies correr e jogar golfe. “O último gostaria de fazer com mais frequência”, revela em contato com a reportagem do Hotelier News. Eclético, seu gosto musical inclui The Rolling Stones e Frank Sinatra. Já seu livro predileto é o The High–Potential Leader, escrito pelo de autor indiano Ram Charan.

Três perguntas para Fabio Godinho

Hotelier News: A pandemia trouxe novos hábitos ao consumidor e também novos receios. Como garantir entretenimento com segurança sem afetar a experiência e relacionamento com o cliente?

Fabio Godinho: É completamente possível aliar entretenimento e segurança na hotelaria neste momento. Foi o que fizemos logo que soubemos que a pandemia atingiria o Brasil e todo o nosso setor. Adiantamos-nos com ações preventivas nos hotéis e, sequencialmente, fechamos uma parceria inédita e exclusiva com o hospital Sírio-Libanês, uma das principais entidades médicas do Brasil para a implementação e auditoria de todos os novos protocolos de biossegurança. Fomos pioneiros nesse sentido, trazendo conforto e segurança para hóspedes, colaboradores e fornecedores. A implementação do selo Clean & Safe em todos os nossos 10 hotéis garante novos padrões de higiene e convívio social com 100% de segurança.

Entre os novos protocolos adotados estão a instalação de totens com álcool em gel em todo o hotel, reforço na higienização de todos os espaços, de áreas comuns aos apartamentos, delimitações de espaços permitidos para uso social, demarcações no piso e nos elevadores com distanciamento social, utilização de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) pela equipe, entre outras ações. Outra novidade é o WebApp, aplicativo lançado pela rede que permite escolher e agendar serviços diretamente pela plataforma por meio de um QR Code espalhado em todo o hotel. O hóspede pode realizar marcação de horário no café da manhã, agendamento de restaurantes, spa, pedidos no room service, sugestões de passeios e muito mais, tudo para evitar ao máximo o contato físico.

HN: Quais as tendências que são esperadas para este ano?

FG: Com a aprovação da vacina no país, já podemos vislumbrar um cenário obviamente mais otimista, mesmo a curto prazo. Os destinos nacionais seguem despontando nesse momento, já que grande parte dos países não reabriram suas fronteiras para brasileiros. Isso nos favorece diretamente, pois todos os nossos hotéis estão nos principais destinos turísticos nacionais. Com esse impulso expressivo do turismo regional, ou seja, em um raio médio de até 400 km de distância das cidades onde temos hotéis (distância normalmente percorrida pelas famílias de carro), o turismo doméstico vem sendo protagonista na retomada do setor hoteleiro. Acreditamos que essa tendência é favorecida por alguns elementos principais: além das restrições de viagens internacionais, como citei anteriormente, há ainda o próprio receio das pessoas em viagens mais longas de avião que ultrapassem três horas, com tempo excessivo em ambiente fechado. E, por fim, pela alta do dólar e do euro que, neste momento, acaba inibindo as viagens internacionais.

HN: Recentemente a GJP Hotels reforçou o time comercial. Que momento a empresa vive hoje e quais os objetivos com essas novas contratações?

FG: Vivemos um bom momento no mercado hoteleiro nacional. Somos uma empresa sólida com o melhor time de profissionais do nosso mercado, que tem trabalhado incansavelmente nas ações de retomada das vendas. São estratégias objetivas e focadas, fundamentais para a performance dos próximos meses e nas temporadas futuras. Nosso time de vendas, comandado pelo Rodrigo Vaz, conta com 20 profissionais, entre gerentes nacionais e executivos de vendas em todos os estados brasileiros, assim como uma base de clientes que soma hoje mais de 17 mil empresas, entre operadoras, agências, OTA’s, organizadoras de eventos, entre outros distribuidores dos nossos produtos. Criamos também um atendimento gerencial somente para vendas do segmento upscale, com objetivo de reforçar os produtos dos nossos hotéis Wish com foco em experiências exclusivas da bandeira, ampliando nossa capacidade de vendas também em agências que comercializam produtos do segmento de luxo em todo o território nacional. Também temos investido maciçamente em tecnologia da informação, como a ampliação do GJP LAB (incubadora de startups que desenvolvem soluções que ajudam a transformar a experiência dos hóspedes por meio de projetos inovadores e tecnológicos), implantação de chatbot em todos os nossos sites para agilizar o atendimento, lançamento do novo site Wish, centralização das vendas via Salesforce, unificação do departamento de vendas e reservas no escritório corporativo, em São Paulo, Portal do Agente e muito mais. A GJP está preparada para atuar em absolutamente todos os canais de vendas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/GJP Hotels & Resorts