A paulista Amanda Cota tem o marketing como sua grande paixão e, não à toa, gerencia o departamento na WAM Hotéis, cargo que exerce há pouco mais de nove meses. A executiva é formada em Marketing e Publicidade pela Unip (Universidade Paulista) e fez cursos extensivos em Los Angeles durante sua passagem pela Califórnia, além de ter feito duas pós-graduações, uma pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e outra pela Faap (Fundação Álvares Penteado0, em branding e reputação de marca.

Em sua carreira, também possui passagens pela Slaviero Hotéis, Atlantica Hospitality International, HCC Hotels e Fera Investimentos. Em todas, trabalhou como gerente de Marketing. Amanda é a convidada do Hotelier News de hoje (14) para mais um Três perguntas para. No bate-papo, expectativas para a alta temporada, entre outros assuntos relevantes. Confira!

Três perguntas para: Amanda Cota

Hotelier News: A alta temporada naturalmente atrai mais turistas para os hotéis de lazer, de modo geral. Assim, quais estratégias o marketing da WAM desenvolveu para garantir alto fluxo nos empreendimentos neste período?

Amanda Cota: Focando em múltiplas ferramentas digitais, começamos a divulgar a campanha de verão ainda em outubro, para captar os viajantes que gostam de planejar suas férias com antecedência. Isso foi importante para atrair esse público. Agora, mais próximo à data, fortalecemos o investimento e a pluralização dos canais para captar os que preferem se organizar mais próximo ao verão.

Sempre ressalto que trabalhamos em equipe e isso é um dos pontos que nos fortalece. Importante nessa jornada também são os parceiros da marca, que estão ali na ponta do atendimento e contribuem grandemente para o resultado positivo. Nossas formas de pagamento, preços muito competitivos e promoções nos últimos meses também se somam aos nossos esforços.

HN: Considerando o novo comportamento do consumidor, cada vez mais inserido no mundo digital, há perspectiva de aumento nos investimentos em marketing para 2023?

AC: A marca segue, como sempre, em franco crescimento e as vendas no digital devem ir na mesma tendência. Temos um planejamento estratégico pesado para o digital em 2023 e esperamos que o canal seja, de fato, um grande reforço para prospecção.

HN: Por fim, como você avalia a performance da WAM Hotéis ao longo deste ano? Quais foram as maiores conquistas e desafios?

AC: Em 2022, ainda experimentamos um período de retomada do setor de turismo, (ainda) passando pela pandemia. Mesmo que de forma controlada, houve influência no mercado e isso nos fez repensar novas formas de abordagem do início à ponta do atendimento, ou seja, da venda até a recepção do cliente no check-in.

Com muito empenho e planejamento, conseguiremos fechar 2022 com números muito expressivos se comparado a 2021, chegando a um aumento de 63% na receita e de 35% nas diárias. Para se ter uma noção da robustez, só as vendas digitais cresceram 45% neste ano. Além disso, batemos o recorde também na Black November, quase dobrando as vendas do mesmo período de 2021 e realizando, em um único dia, especificamente da Black Friday, a maior venda da história do site da empresa, com aumento de 126% em relação à campanha anterior.

(*) Crédito da foto: Divulgação/WAM Hotéis