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A 330 quilômetros (km) de Munique e a 225 km de Milão, mas, na verdade, a poucos metros do éden turístico. Localizado nos Alpes italianos, Trentino é com toda justiça Patrimônio Mundial da Unesco e, também merecidamente, um dos locais mais procurados por turistas na Europa. Mais do que isso, é um destino que entendeu desde muito cedo que a tecnologia seria essencial para atrair clientes e, sobretudo, fazê-los sempre voltar.

Para entender melhor esse case de sucesso, o Hotelier News entrevistou Alessandro Angelini, gerente de Tecnologia Digital da Trentino Marketing, que administra, entre outras coisas, um portal com informações turísticas e de hotéis da região: o Visit Trentino. “Primeiro, sou turista e um trentino adotivo”, brinca Angelini, que vive por lá desde 1999. “Quando cheguei, o que mais me impressionou foi que Trentino já estava digitalizado. Por exemplo, usavam e-mail desde 1998.”

Um millennial que ler isso fatalmente dará risada da fala de Angelini. No entanto, esse jovem precisa entender que usar e-mails em 1998 era algo já consideravelmente avançado, ainda mais numa época em que cartões de crédito eram usados em máquinas de carbono para as compras. Sim, meu amigo, dá um Google para descobrir o que é isso.. Agora, disruptivo de verdade é o que você verá na sequência.

Segundo Angelini, desde 2002 a hotelaria de Trentino já pensava em como vender quartos de hotéis pela internet. E assim nasceu um embrião de e-commerce já no ano seguinte. “Um site foi criado, com a informação vinda diretamente dos hotéis por meio do preenchimento de um formulário com informações e tabelas de preços. Tudo isso bem antes da Booking.com.”

Apoio da tecnologia

Passados todos esses anos, e muitos investimentos em tecnologia depois, o Visit Trentino é uma referência para viajantes e hoteleiros parceiros. Mais ainda, é uma máquina de gerar vendas diretas para os hotéis da região. “Utilizamos uma comunicação direcionada, aliada a conteúdos informativos que conduzem à fase final de compra”, afirma Angelini, que conta um pouco do segredo do sucesso.

“Mudamos de um foco total no comércio eletrônico para um compromisso contínuo com a digitalização. O revolucionário do nosso sistema é a capacidade de integrar informações de sistemas externos, permitindo que o turista tenha uma experiência completa”, revela. Entra aí na equação um grande parceiro da Trentino Marketing: a TrustYou. A plataforma de feedback dá suporte aos hotéis locais, auxiliando-os a moldar suas reputações na internet.

Trentino - Alessandro_Angelini

Angelini: parceria visa elevar reputação de hotéis

“A dinâmica das avaliações é cada vez mais relevante. Por meio dela, nossos hoteleiros encontraram maneiras de mostrar seu real valor para os hóspedes em potencial. Hoje, a TrustYou está 100% integrada às nossas plataformas”, conta Angelini. “Diria que usar a plataforma é interessante, útil e informativo. Normalmente, um hoteleiro que administra um hotel de 30 a 40 quartos fica perdido entre as várias pontuações idiomas na web. A TrustYou os ajuda com muitos dados valiosos e, hoje, a pontuação média de avaliações em Trentino é alta. Mantê-la consistente assim trará novos clientes”, acrescenta.

Hoje, a Trentino Marketing usa os recursos TrustYou Dashboard e Analytics de forma consistente. Por meio de um dashboard, a agência monitora indicadores gerais com base na região ou na categoria dos hotéis. “Se vemos diferenças ou problemas críticos, analisamos em profundidade e alertamos os associados”, conta Angelini. Ele lembra de um episódio em que notaram através do sistema que os hóspedes relataram mau funcionamento do WiFi em uma área específica. “Confirmamos que o problema de fato existia e alertamos os associados, que corrigiram-no posteriormente.”

Como investir no digital já está no DNA da agência, Angelini se sente habilitado para falar sobre o futuro. “A tendência geral é estar mais próximo dos hóspedes e das pessoas. Estamos no mundo das redes sociais, e isso trouxe uma mudança no uso das ferramentas de marketing”, avalia o executivo, para quem o desafio para atingir o público ficou mais caro e complicado.

“Cookies, privacidade e a mudança contínua de regras estão transformando o mercado. No futuro, o foco mudará para um relacionamento com os hóspedes baseado na comunicação direta”, comenta. “Quando saímos de férias, sentimos às vezes que não sabemos exatamente o que fazer. É por isso que precisamos informar as pessoas sobre todas as oportunidades existentes. Por isso, acredito que será um futuro de emoção e experiências”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Marc St/Unsplash

(**) Crédito da foto: Divulgação/Trentino Marketing