Com a demanda aumentando e expectativas de alta ocupação para os próximos meses, o Transamerica Resort Comandatuba (BA) tem desenvolvido estratégias para atender às novas necessidades do público. Uma das principais diz respeito ao segmento de A&B (Alimentos & Bebidas), que ganhou importância ainda maior no sentido de garantir a boa experiência do hóspede.

“Na alta temporada, geralmente recebemos cerca de mil hóspedes no hotel. Com o sistema all inclusive, ultrapassamos mais de 3 mil refeições por dia, podendo chegar a 4 mil se incluirmos a produção para consumo interno. Assim, temos reforçado ainda mais nosso foco no segmento, que é um dos nossos principais chamarizes”, afirmou Márcio Jean, gerente de Alimentos & Bebidas, em entrevista ao Hotelier News.

“Para garantir a qualidade do nosso serviço de A&B, temos todo um processo de segurança alimentar. Fazemos vistorias e inspeções, acompanhando desde o contato com o fornecedor, passando por processos como acondicionamento, manipulação, cocção, permitindo maior rastreabilidade a todas essas etapas”, completa.

Personalização da experiência

Jean explica ainda que, para atender às necessidades de forma mais assertiva, o Transamerica Resort Comandatuba tem investido na personalização da experiência de A&B dos hóspedes. “No caso das famílias com crianças, por exemplo, gostamos de saber com antecedência se as crianças ou os próprios pais possuem alguma restrição alimentar para, dessa forma, adaptarmos o cardápio que será oferecido”, ressalta.

Transamerica Comandatuba - Márcio_Jean

Jean: A&B tem forte influência nos feebacks dos clientes

 

“Também temos notado uma quantidade cada vez maior de hóspedes vegetarianos e veganos aqui no hotel. Por isso, também temos investido em opções para contemplar esse público, que tem alimentação bastante específica”, acrescenta.

Desafios

O gerente de A&B destaca ainda que o preço dos insumos é um dos principais desafios para o segmento. “Apesar de a inflação também atingir o preço dos insumos, nós nunca pensamos em retirar nenhum item do nosso cardápio, justamente para não comprometer a experiência do hóspede”, diz.

“O que fazemos é desenvolver estratégias para diminuir o desperdício de alimento. Temos trabalhado de forma muito forte nisso, fazendo um trabalho minucioso de pesagem para ter uma estimativa da quantidade que cada pessoa irá consumir. Nossa produção é per capita, de acordo com o número de pessoas hospedadas no hotel. E tudo que volta dos nossos buffets é devidamente monitorado”, avalia.

O executivo pontua que este trabalho também tem contribuído para a redução da produção de resíduos orgânicos, reforçando o compromisso do hotel com a agenda ESG (Enviromental, Social & Governance), que inclui práticas sustentáveis e sociais. “Temos uma frente de trabalho voltada só para ESG, com a sustentabilidade sendo apenas um item dessa agenda. A nossa prioridade é sempre ajudar a desenvolver os pequenos fornecedores, algo que é muito importante para a comunidade local”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News