Acredite ou não, chegamos ao fim de 2022! E com o merecido descanso, vem também aquele frio na barriga que tem nome e sobrenome: a necessidade de montar um planejamento estratégico eficaz para o próximo ano.

Depois de mais de dois anos completamente atípicos para o setor da hospitalidade (e bem, basicamente todos os outros), temos a chance de iniciar 2023 com um cenário mais otimista: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as atividades turísticas no Brasil acumularam crescimento de 34,5% em 2022 até outubro, na comparação com igual período de 2021.

As pessoas voltaram à vida fora de suas casas e viajar é, talvez mais do que nunca, uma aspiração central na organização das famílias brasileiras – o que beneficia, é claro, os meios de hospedagem nacionais.

Para além disso, enxergo uma digitalização acelerada no setor, fruto também das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, que contribui para que reservas e negócios aconteçam de maneira mais fluida, melhorando a experiência do hóspede e o planejamento dos hotéis.

Todas essas atividades são permeadas, é claro, pelo movimento ESG (a sigla para as melhores práticas ambientais, sociais e de governança), que chegou para ficar – em todos os setores da economia – e é fundamental para conquistar mais clientes e começar o próximo ano com o máximo de potencial.

Entender as tendências do mercado, contudo, é só uma parte do planejamento do próximo ano. Ele precisa incluir toda a estratégia de marketing e vendas para o próximo ano, e isso inclui determinar objetivos, metas e meios de atingi-los.

Para ajudar nesse desafio, decidi reunir neste artigo dicas para que o planejamento do seu hotel ou pousada esteja “tinindo” para o ano novo. Vamos a elas!

Defina qual será seu objetivo | Planejamento também é reflexão. Pare para pensar qual o próximo passo a ser dado. Atrair um novo tipo de hóspede? Crescer em faturamento? Ganhar presença digital para o seu meio de hospedagem?

Para isso, é necessário ter uma boa compreensão do momento atual do negócio, onde vocês desejam chegar e qual será o caminho rumo a esse próximo estágio.

Essa visão pode ser obtida por meio de diversas ferramentas, entre as quais destaco duas, mais conhecidas:

A análise SWOT (ou, na sigla em português FOFA) ajuda pessoas e empresas a identificarem forças, oportunidades, fraquezas e ameaças relacionadas ao mercado, e como isso pode influenciar as estratégias da companhia. Serve para todo tipo de negócio, e auxilia a enxergar prós e contras. Os insights de vários colaboradores podem ser incluídos em um único quadro.

A SMART (trocadilho com a palavra “esperto”, em inglês) é um acrônimo para specific, measurable, attainable, relevant e time-bound. Ou seja, ela ajuda a companhia a definir metas específicas, que sejam mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo delimitado. É especialmente boa para líderes e equipes que se empolgam na elaboração e se perdem na execução – não se preocupe, acontece nos melhores times!

A meu ver, as duas são ferramentas interessantes e com excelentes resultados. Mas, ultimamente, também tenho utilizado uma outra estratégia bastante útil, a 5W2H – do inglês what, why, where, when, who, how e how much.

O método ajuda a estabelecer de maneira prática:

  • o que será feito
  • por que será feito
  • onde será feito
  • quando será feito
  • quem fará
  • como será feito
  • quanto custará

Um quadro com as respostas para cada pergunta pode ser fixado tanto em uma parede quanto em plataformas online de gestão de equipes, como o Trello, Asana, Monday, entre outras. Para experimentar, a maioria desses serviços tem versões gratuitas.

Essas informações devem ser como ponto de partida para os passos seguintes, que listo abaixo:

Defina as metas para chegar até o seu objetivo. Com uma visão mais estruturada das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas e o que cada profissional ou equipe terá como finalidade, também é mais simples estabelecer metas. Os termos não são sinônimos. Objetivos são resultados que necessitam de mais fôlego para serem obtidos, o ponto onde você realmente quer chegar. Metas são os passos que levam até lá.

Não se baseie no “achômetro”. Registre e compare números. Reserve sempre que possível algum tempo para analisar o que os dados digitais estão revelando sobre seus hóspedes e público-alvo. O trabalho nas redes sociais e com anúncios digitais (como Google Ads), pode apontar que a estratégia de marketing aplicada ao longo de um ano, bimestre ou mês, acabou por atingir uma audiência diferente da original. Isso não é necessariamente ruim. O ponto é que os dados obtidos pelas plataformas servem para melhorar o conhecimento sobre seu público.

Às vezes, remanejar é preciso. E isso pode ser bom. Um dos motivos pelos quais o planejamento aumenta a produtividade e ajuda a chegar aos objetivos é sua característica de “roteiro”. É mais fácil seguir os passos definidos quando eles estão descritos nesse plano para a empresa. Mas isso não quer dizer que imprevistos não irão acontecer. Diante deles, o que fazer?

  • Cheque o que foi entregue ou não;
  • Escute os colaboradores e reveja suas expectativas;
  • Inicie o novo planejamento com uma visão clara de quais são as ações para chegar ao seu crescimento, maior número de reservas, ou mudança de perfil;

Passamos, nos últimos dois anos, por muitas transformações que fizeram a maioria dos empreendedores da hospitalidade sentirem insegurança sobre como se comunicar com os hóspedes, e sobre como chegar até novos públicos.
Por isso, o planejamento estratégico é cada vez mais importante para os meios de hospedagem de todos os portes – ele ajuda a colocar as peças no lugar e enxergar tudo mais claramente. Mas você não precisa começar essa empreitada sozinho. Terceirizando seu marketing, é possível obter ajuda especializada e de qualidade. Já pensou a respeito?

Desejo um excelente 2023 a todos, com muita expansão, desenvolvimento e reservas completas!

(*) Thaís Faccin é sócia-proprietária da Jahe Marketing, assessoria especializada em marketing que oferece auxílio e soluções para empresas que buscam profissionalização de suas atividades relacionadas à área de Marketing. Considerada pelos clientes como “o marketing da minha empresa”, a Jahe Marketing está preparada para assumir desde um planejamento estratégico, até a execução dos planos de ações de marketing digital, branding, trade marketing, comunicação, assessoria de imprensa, criação e design.

Há 19 anos atua com marketing e gestão de produtos em multinacionais. Atuou nos mais diversos setores, tais como: hospitalidade, construção, food service e tecnologia. Formada em Turismo com Ênfase em Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi e Pós graduada em Administração de Marketing pela FAAP.

Contato: [email protected] | www.jahemarketing.com.br