Se você é um assíduo leitor do Hotelier News, deve ter percebido as constantes notícias de expansão da Summit Hotels. Recentemente, a rede de arrendamento, franquias e administração vem conquistando unidades pelo país e ingressando em novos segmentos, como o franqueamento de pousadas e o mercado de luxo. Para entender um pouco melhor o processo de crescimento diversificado do grupo, nossa reportagem conversou com CEO, Rui Uchôa.

Atualmente, a Summit possui 20 empreendimentos em seu portfólio, sendo dois de administração tradicional, seis franquias e 12 de arrendamentos. “Todos os nossos últimos contratos têm sido de arrendamento. Mudamos o foco, mas isso não quer dizer que deixamos de fazer franquias e administração tradicional”, alega o executivo. “Vamos anunciar mais uns cinco ou seis empreendimentos até o final do ano e logo estaremos em São Paulo com uma grande novidade que vamos informar na semana que vem”, continua.

“Agora, estamos inclusive arrendando condo-hotéis em pool hoteleiro individualizado, que é uma inovação nossa”, revela Uchôa. “Fazemos um contrato individual com cada proprietário, que não queira mais a gestão tradicional e tenha um mínimo percentual de apartamentos dentro do pool. A partir disso, investimos e padronizamos os apartamentos, enquanto o proprietário recebe um aluguel mensal fixo”, explica.

Segundo o CEO, o arrendamento hoteleiro funciona por atender um perfil consideravelmente comum de proprietário. No caso do Summit Inn Hotel Barra Mansa (RJ), última novidade no portfólio do grupo, o dono está para aposentar e seu herdeiro não tem interesse em dar continuidade ao negócio. “É o caso de muitos empreendimentos. Estão há muito tempo na gestão, estão cansados e acabam optando por tirar renda. Essa é a grande oportunidade que a Summit está tendo”, acrescenta.

Summit Hotels - expansão - Rui Uchôa

Rede viu oportunidades na crise, alega Uchôa

Expansão na pandemia

O mais curioso sobre a expansão da Summit Hotels foi sua força durante a crise sanitária. “Crescemos mais durante a pandemia do que qualquer outro tempo, especialmente pelo fato do modelo de arrendamento ter nascido durante o período. Muitos hoteleiros estavam preocupados com o cenário, o que vimos como uma oportunidade e tem dado muito certo”, pontua Uchôa.

“Muitas vezes, garantimos rentabilidade maior do que quando o proprietário operava hotel. Ou seja, ele não tem o trabalho de gestão e ganha mais dinheiro de aluguel do que recebia sozinho”, afirma. “Isso acontece porque contamos com uma grande equipe central, o que reduz a necessidade de mão de obra no empreendimento, e uma gestão mais enxuta, que garante mais resultado em função de nosso know-how”, salienta o CEO.

“Eu penso que criamos um modelo de hotelaria muito ‘ganha-ganha’. Fui consultor de hotéis por muitos anos, e desenvolvemos a Summit com o ponto de vista do proprietário. Percebemos que há uma insatisfação constante, então trabalhamos em cima disso”, explica o executivo. “Hoje, por exemplo, eu passo o contato de todos os outros proprietários que conquistamos o arrendamento, é a nossa maior estratégia de expansão”, complementa.

Perspectivas e prioridades

Para Uchôa, o mercado se encontra no mesmo momento que o pré-pandemia. “Estamos conquistando os números da época, principalmente por conta dos eventos que estão retornando e nos proporcionando 15% de faturamento extra na receita dos hotéis”.

Quanto às prioridades regionais, a Summit está caminhando em direção ao Nordeste, onde recentemente conquistou sua primeira unidade, após se consolidar no interior de São Paulo. Agora, o grupo também vem desenvolvendo franquias de pousadas de alto nível.

”Entendemos que pousadas com boa estrutura e diárias altas, são bons modelos de franquia, que começamos com um piloto em Maceió. Inclusive, estarei lá este mês para me reunir com oito proprietários de pousadas”, compartilha o CEO.

“Pretendemos também ter 10 hotéis arrendados na capital paulista e depois expandir para os demais estados do Sudeste do país”, continua. “As perspectivas são as melhores, esperamos chegar a 35 empreendimentos até o final de 2023 ou dobrar o número de empreendimentos em dois anos”, finaliza o executivo.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Summit Hotels