De acordo com novo relatório divulgado pela STR, o desempenho hoteleiro se manteve estável durante as quatro últimas semanas encerradas em 24 de setembro. Embora a maioria dos países tenha mantido seu ritmo de recuperação, países como a China continuam a enfrentar dificuldades, com recuperação mais lenta em função da política de risco zero e lockdowns promovida pelo governo local, aponta o Hospitality Net.

Entre os 48 países com oferta superior 50 mil quartos analisados pela STR, 12 registraram ocupação de pelo menos 75%, um ponto percentual acima do período anterior de 28 dias. A diária média, por sua vez, suavizou após o pico do verão no Hemisfério Norte, visto que apenas quatro países registraram nível de US$ 250 ou mais.

Em termos de RevPar, Grécia, Itália e França permaneceram entre os cinco países com melhor desempenho no mundo. Já a China voltou ao ponto mais baixo do indicador, visto que o país ainda mantém sua política de zero Covid.

STR: outros indicadores

O levantamento da STR aponta também que quatro países registraram ganhos tanto em ocupação, quanto em diária média. O número representa duas nações a menos em relação à atualização anterior.

A maioria dos países da Ásia-Pacífico melhora lentamente a ocupação frente a 2019. Neste cenário, apenas o Vietnã permaneceu mais de 25% abaixo do período pré-pandemia (2019). Na atualização anterior, cinco países estavam abaixo do pré-pandemia.

A expectativa é de que, à medida que mais países asiáticos abrem suas fronteiras em outubro, espera-se melhor desempenho para os próximos meses nesses mercado. Por lá, no último relatório, quase dois terços das nações pesquisadas registraram RevPar superior a igual período de 2019. Além disso, boa parte das praças pesquisadas que ficaram abaixo do desempenho pré-pandemia nesse indicador ficam na China, que tem um dos principais pipelines do mundo.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News