Promovido em parceria com a Resorts Brasil, estudo da STR mostra como a hotelaria de lazer vem ditando o ritmo de retomada da hotelaria nacional. Entre outros dados, o levantamento mostra que os resorts da entidade já se aproximam dos níveis de ocupação do período pré-pandemia, em alguns casos alcançando 70% nos finais de semana.

Em julho, de carona nas férias e no crescimento do ritmo de vacinação da população, a ocupação dos empreendimentos da Resorts Brasil ficou próximo de 60%, apenas 6% inferior à performance de igual período de 2019. Já no acumulado até julho, na mesma base de comparação, o indicador está 14% abaixo. A impressão que fica é que, sem segunda onda, esses empreendimentos já estariam com resultados superiores a 2019.

Essa recuperação, segundo a STR, é mais bem percebida em resorts localizados no litoral, que vêm registrando melhores índices de ocupação. Em consequência, a receita total dessas propriedades supera a dos empreendimentos no interior quando se comparam o primeiro semestre de 2021 e de 2019 (veja gráfico).

Da mesma forma, resorts all inclusive também apresentam melhores indicadores de ocupação e receita. No segundo caso, por exemplo, o faturamento dessas propriedades no primeiro semestre foi 23% inferior a igual período de 2019. Já nos empreendimentos que ofertam outras modalidades, o indicador cedeu 43% na mesma base de comparação.

Em relação à diária média, os resorts nacionais talvez sejam um dos poucos meios de hospedagem que vêm conseguindo ajustar o indicador desde o início da pandemia. Segundo a STR, essas propriedades elevaram em 32% as tarifas no primeiro semestre frente igual período de 2019. Para efeito de comparação, hotéis urbanos viram as diárias caírem 19% na mesma base de comparação.

STR: mais dados 

Uma tendência observada em outros destinos latino-americanos pela STR apontam ainda que o book window vem se ajustando gradualmente aos padrões pré-pandemia. Em Cancun, por exemplo, já tem ficado próximo a 90 dias, bem diferente do final do ano passado, quando muitas hospedagens eram confirmadas em cima da hora. Ou seja, os consumidores voltam a planejar suas viagens com maior antecedência à medida que a vacinação avança.

Esse dado é particularmente importante, pois tende a fornecer um pouco mais de previsibilidade aos resorts, algo que não existiu ano passado. Agora, é planejar e se preparar para uma retomada mais robusta no final do ano, pois essa recuperação efetivamente já começou (veja gráfico).

STR - dados Resorts Brasil 2021

(*) Crédito da foto: EmilianDanaila/Pixabay

(**) Crédito dos infográficos: STR