Alinhados com a responsabilidade social, ambiental e de governança, o Sheraton São Paulo WTC e o WTC Events Center anunciaram recentemente que as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) já são uma realidade em suas operações. Um diagnóstico feito pela ESG4 revelou que o hotel e o centro de eventos geram impacto positivo em um total de nove ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas.

São eles: igualdade de gênero; trabalho decente e crescimento econômico; redução das desigualdades; água potável e saneamento; energia acessível e limpa; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.

De olho no meio ambiente

Ante os nove ODS beneficiados, o grande destaque das ações do Sheraton São Paulo e do WTC Events Center vai para o meio ambiente. Para alcançar os objetivos neste sentido, os empreendimentos vêm incorporando mudanças importantes em sua operação, que já haviam sido anunciadas anteriormente, como parte de um projeto.

Em relação à água, por exemplo, o WTC conta com três poços artesianos, que garantem sua autossuficiência. Já o tratamento do próprio esgoto permite o reuso da água para descargas, rega de plantas e outros usos secundários, alcançando mais de 80% do volume gerado. Já sobre a energia, as unidades adotam medidas de redução de consumo, como a iluminação com lâmpadas de LED em todos os espaços e uso de equipamentos com tecnologia de menor consumo.

Já no que diz respeito aos resíduos, o Sheraton São Paulo conta com uma gestão profissional de coleta e separação, garantindo uma destinação adequada de mais de 119 toneladas de resíduos só em 2022. O complexo adota, ainda, cuidados com o uso de plásticos e embalagens descartáveis.

Estímulo à diversidade e empoderamento

No âmbito social, o Sheraton São Paulo e o WTC Events Center também se mostram engajados, cumprindo objetivos referentes à igualdade de gênero e redução de desigualdades. Para contemplar esses pilares, foi realizada uma pesquisa de perfil dos colaboradores, que refletiu a realidade brasileira. Dois grupos tidos como minorias, os pretos e pardos compõem 50,8% do quadro de funcionários enquanto as mulheres somam 48,7% e ocupam 50% dos cargos de liderança.

Além disso, o apoio as demandas sociais aborda a cessão gratuita de espaço para instituições beneficentes e campanhas de vacinação. As unidades adotam procedimentos em consonância com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo a liberdade e a segurança de seus clientes, colaboradores e fornecedores. Embora os empreendimentos estejam bastante avançados em relação à agenda ESG, ambos pretendem seguir em melhoria constante.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Sheraton São Paulo