A Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo) lançou recentemente cinco marcas regionais para desenvolvimento e promoção do turismo nas regiões do Vale do Ribeira, Polo Cuesta, Mantiqueira Paulista, Circuito das Frutas e Caminhos da Mogiana. A iniciativa foi realizada em conjunto com a FIA Consultoria, que tem foco em destinos turísticos e promoção de produtos locais.

Os principais objetivos do projeto são neutralizar estereótipos, gerar identidade única, estabelecer uma narrativa, posicionar a localidade e estabelecer visão de futuro, além de aumentar a atratividade. Para a criação das marcas, foram entrevistados gestores locais, como prefeitos e secretários, além de operadores de turismo, entre outras entidades.

“Criar marcas regionais é fundamental para dar uma identidade própria ao local e promover o turismo de forma mais personalizada. Esse foi um trabalho minucioso que ouviu a comunidade local para traduzir sua identidade. É muito mais do que um novo logotipo. É todo um conceito”, explica Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens.

Setur-SP: marcas

Para a região Caminhos da Mogiana, foi adotada a marca Raízes do Campo, que faz referência às características históricas, culturais e sociais do local, além de trazer mais identificação aos turistas. Já no caso do Circuito das Frutas, a opção foi manter o nome da região na nova marca, por ser algo já reconhecido e disseminado pelos moradores e turistas há 20 anos. Para reforçar o apelo ao turismo, foi iserido o slogan A sua próxima viagem, trazendo a ideia de um destino com maior tempo de estadia.

Na Mantiqueira Paulista, foi criada a marca Mantiqueira-me, com destaque para o queira-me. Os elementos gráficos remetem à natureza da região e suas montanhas. A Polo Cuesta, por sua vez, recebeu a marca Encantos da Cuesta, que tem o intuito de ressaltar exatamente os atrativos naturais da região e sua diversidade de atrações religiosas, esportivas, náuticas, comerciais e de saúde.

Por fim, a marca do Vale do Ribeira, que já havia sido apresentada em maio, ganhará reforço na sua divulgação. O Vem Pro Vale funciona como um convite dos moradores da região para diversos públicos. Em todos os casos, as marcas serão licenciadas gratuitamente para os interessados e poderão ser utilizadas em pontos de contato que promovem as regiões.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-SP