As tradicionais comemorações da Semana Santa devem reunir mais de 1,3 milhão de fiéis em 2023, movimentando o turismo religioso no Brasil, segundo levantamento realizado pelo MTur (Ministério do Turismo). Entre os destinos que devem receber fluxo intenso de pessoas, destacam-se Aparecida (SP), Juazeiro do Norte (CE), Trindade (GO), Brejo da Madre de Deus (PE) e Planaltina (DF), que estão entre os mais populares do segmento, corroborando com a tendência de aumento das viagens durante os feriados.

De acordo com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o segmento religioso, principalmente nesse período, tem papel importante na reconstrução do setor. “A Semana Santa é um dos principais eventos do nosso calendário, com uma variada opção de atrativos religiosos que arrematam multidões pelos quatro cantos do país, movimentando economias locais em setores como indústria, comércio, serviços e artesanato, com geração de emprego e renda em todas as regiões”, diz.

Programação

Em Brejo da Madre de Deus, será realizada a 54ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, entre os dias 1 e 8 de abril. O evento é um dos maiores indutores de fluxo turístico e deve receber cerca de 60 mil pessoas, gerando impacto de mais de R$ 200 milhões somente neste ano. Ao todo, o espetáculo já foi visto por mais de 4 milhões de espectadores.

Em Juazeiro do Norte, cerca de 150 mil fiéis devem aproveitar a Semana Santa para visitar a estátua do Padre Cícero, que recebe anualmente 2,5 milhões de visitantes. Lá, o padre viveu mais de 60 anos e ganhou fama de milagreiro. O local reúne turistas e devotos de várias partes do Brasil.

No Centro-Oeste brasileiro, Planaltina promove o espetáculo A Paixão de Cristo. A celebração reúne em média 100 mil pessoas. Em Goiás, a Cidade de Goiás promove a Procissão do Fogaréu, patrimônio imaterial do estado. A celebração deve atrair mais de 20 mil fiéis.

Em Minas Gerais, estima-se que pelo menos 70 mil pessoas celebrem o feriado religioso, principalmente nas cidades de Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei e Tiradentes. Um dos principais símbolos da Semana Santa

Turismo religioso

No Brasil, o turismo religioso é responsável por gerar R$ 15 bilhões anualmente. Dentro da lista de mais de 300 municípios que possuem atrativos do segmento, o MTur identificou 96 destinos que têm calendário de eventos exclusivos para esse nicho.

Atualmente, são realizadas 8,1 milhões de viagens domésticas com motivação religiosa. Ao somar com os excursionistas, chega-se a 18 milhões de viagens movidas pela fé. Em relação aos turistas internacionais que procuram o Brasil com fins religiosos, o número é de aproximadamente 50 mil ao ano.

(*) Crédito da capa: PublicDomainPictures/Pixabay