Com um calendário recheado de feriados prolongados, 2023 promete ser um ano propício para o turismo. Segundo dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o cenário deve incentivar viagens de curta distância.

“Além da previsão do bom desempenho, já esperado por causa dos turistas que querem voltar (ou continuar) a viajar após as restrições causadas pela pandemia, o turismo terá esta questão dos feriados. Isso vai fomentar percursos de pequena distância”, afirma Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP durante a primeira reunião de 2023.

A análise é baseada também no efeito substituição, uma vez que, com as passagens aéreas com preços históricos elevados, as famílias buscam alternativas mais econômicas e mais próximas do domicílio.

Feriados

Em 2023, dentre os feriados nacionais, quatro caem em uma segunda ou sexta, permitindo a famosa “emenda” com o fim de semana. Outros três cairão em uma quinta-feira e podem virar feriados prolongados. Entretanto, ao considerar o futuro, o setor de ser cauteloso, pois parte destas datas cairá em dias desfavoráveis às empresas.

“Muito do que for realizado neste ano com os feriados não vai poder entrar nos planejamentos dos próximos dois anos, porque o cenário vai mudar completamente”, diz Mariana, referindo-se a datas importantes, especialmente nos meses de setembro, outubro e novembro, que cairão no sábado, em 2024 – que é ano bissexto –, e no domingo, em 2025.

Para o setor hoteleiro, principalmente no segmento de lazer, os feriados e pontos facultativos são boas oportunidades para desenvolver estratégias com foco no público regional, nicho que ganhou ainda mais força durante a pandemia. No Rio de Janeiro, por exemplo, os feriados prolongados devem movimentar cerca de R$ 2,3 bilhões na cidade, de acordo com estimativas do Rio CVB (Rio Convention & Visitorrs Bureau).

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(*) Crédito da foto: deffyall/Unsplash