O turismo já representa quase 10% do PIB (Produto Interno Bruto) de São Paulo e tem recebido a devida atenção. Ontem (5), o Governo do Estado anunciou o programa CrediturSP. A iniciativa é um incentivo ao crédito e investimento turístico no Estado, que conta com parceria de instituições financeiras para oferecer consultoria, linhas de crédito e orientação. 

O lançamento do CrediturSP reuniu o Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo e Viagens; André do Prado, presidente da Alesp (Assembleia Legislativa); além de deputados, prefeitos, vereadores, representantes de instituições financeiras e lideranças do setor turístico. “Esse auditório está cheio hoje para a gente celebrar o turismo. Celebrar o CrediturSP e a liberação de recursos para estâncias e municípios de interesse turístico. Concebemos junto com a Assembleia Legislativa essa ferramenta de transferência de recursos e incentivo ao turismo de São Paulo, que não parou de crescer”, afirmou Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. “O turismo representa 4% do PIB nacional, só que, aqui em São Paulo, tem uma parcela consideravelmente maior”, complementou.

O programa

Promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens, o CrediturSP vai impulsionar a atração de investimentos, diversificar a oferta de atrativos nos destinos turísticos e gerar novos empregos em todas as regiões do estado. O programa conta com a parceria de dez instituições financeiras que vão oferecer consultoria, orientação e linhas sob medida para cada modelo de negócio.

Com taxas a partir de 0,33% ao mês, carência de até três anos e amortização de 36 a 120 meses, o crédito turístico pretende beneficiar toda a cadeia produtiva do setor, do artesão a grandes grupos corporativos, incluindo os 52 setores relacionados ao turismo e também as gestões municipais. “Trata-se de uma iniciativa sem precedentes de fomento ao turismo de São Paulo, com uma robusta ação de educação financeira. O CrediturSP vai gerar novos fluxos de visitantes para o nosso estado”, disse Lucena.

O acesso ao programa ocorre a partir do preenchimento de um pré-cadastro com os dados da empresa, valor desejado e necessidade de crédito. As instituições financeiras parceiras recebem automaticamente uma cópia e disponibilizam o passo-a-passo para que o pedido seja iniciado.

As informações sobre o CrediturSP também serão divulgadas em fóruns presenciais de turismo e crédito orientado em 20 cidades do interior e na capital, em parceria com o Sebrae-SP. Dúvidas ainda poderão ser esclarecidas na Central do Investidor do Turismo Paulista, em atendimento presencial na sede da Secretaria de Turismo e Viagens, na capital, em parceria exclusiva com a InvestSP.

A expectativa é conceder R$ 400 milhões em crédito até o final deste ano, contribuindo com a geração de até 52 mil novos empregos formais diretos. A estimativa é do Centro de Inteligência da Economia do Turismo, ligado à pasta estadual.

Para ter acesso às  informações sobre as linhas disponíveis e as condições de cada uma das instituições que integram a iniciativa, clique aqui.

(*) Crédito da foto: evening_tao/Freepik