As conversas para a abertura de um hotel do Grupo Vila Galé no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto (MG), já vêm sendo negociada há algum tempo e, ao que tudo indica, estão próximas de uma conclusão. Esta semana, Jorge Rabelo, presidente da rede portuguesa, reuniu-se com o prefeito Angelo Oswaldo (PV-MG), além de membros da administração municipal da cidade mineira, para apresentar o projeto.

Este, por sua vez, envolve a restauração e reforma do Colégio Dom Bosco, que é um prédio histórico tombado pelo Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). A propriedade ficará ainda integrada a uma área de 195 hectares, o que possibilitará a construção de um resort com 228 apartamentos e vários outros atrativos. Entre eles, dois restaurantes, dois bares, auditório, capela, biblioteca e sala de jogos.

De acordo com o jornal Voz Ativa, a inauguração está prevista para 30 de dezembro de 2024 e, além do resort, o empreendimento abrigará dois memoriais, sendo um do Colégio Dom Bosco e outro da Polícia Militar, que ocupava o prédio antes das negociações com o Vila Galé se iniciarem. A propriedade ganhará ainda a bandeira Collection, que é composta por hotéis-boutique da rede portuguesa.

A mesma reportagem informa ainda que, para as obras de reforma, o grupo hoteleiro deve investir algo em torno de R$ 80 milhões, com geração de 300 empregos diretos.

O Vila Galé

Com 22 anos de atuação no mercado brasileiro, o grupo português conta atualmente com 10 unidades no país. Com a abertura em Ouro Preto, a rede liderada pela família Rabelo terá seu primeiro resort longe de um destino de praia. A empresa lusitana, contudo, possui um hotel na capital paulista, inaugurado em plena pandemia, sendo este mais destinado para o público de negócios.     

Vale destacar que a investida na cidade histórica de Minas Gerais não é a primeira do Vila Galé no estado. Em entrevista ao Hotelier News há dois anos, a empresa confirmou que tinha negociações em andamento para investir em um empreendimento dentro do Instituto Inhotim, em Brumadinho. Até o momento, contudo, não houve novidades relacionadas a esse projeto.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Iepha