O interesse da Vila Galé em Minas Gerais já não é nenhuma novidade. Com o crescimento do turismo no estado, a rede portuguesa está próxima de expandir sua presença no país com um novo empreendimento em Ouro Preto. De acordo com o jornal O Tempo, o contrato entre o grupo hoteleiro e o Salesianos — proprietário do antigo Colégio Dom Bosco — deve ser assinado nos próximos dias.

Segundo João Paulo Braga Santos, diretor-presidente da agência Invest Minas, e Bárbara Botega, assessora estratégica para Negócios em Turismo, as negociações estão bem adiantadas. De acordo com o veículo, a rede  pretende implementar um complexo hoteleiro no prédio histórico de Cachoeira do Campo, o mais populoso distrito de Ouro Preto.

Santos afirma que as conversas avançaram desde que Jorge Rebelo de Almeida, CEO da rede, visitou o estado em novembro de 2022. “Estamos próximos de concretizar”, adianta Bárbara, responsável pelas negociações.

“A Vila Galé em Ouro Preto representa a materialização e sucesso dessas iniciativas e será um catalisador do turismo em Ouro Preto, a partir da integração do patrimônio histórico e cultural com uma infraestrutura hoteleira classe mundial. Irá inclusive incrementar o fluxo turístico e potencializar o desenvolvimento econômico”, salienta a assessora.

A reportagem do jornal entrou em contato com a assessoria da Vila Galé, que afirma que o acordo ainda não foi formalizado. No ano passado, Almeida visitou Minas Gerais para conhecer Ouro Preto, e o Instituto Inhotim, em Brumadinho.

DNA histórico-cultural

A rede portuguesa tem, por tradição, certa preferência por prédios históricos. Em 2024, a empresa deve abrir um hotel no centro histórico de São Luís, no Maranhão. Em 2014, um palacete do século XIX foi transformado em produto de luxo na Lapa, no Rio de Janeiro.

Em Portugal, o padrão não se perde. O próprio Hotel Vila Galé Elvas Spa & Conference é o melhor exemplo. Um antigo convento setecentista, que estava em avançado estágio de degradação na cidade de Elvas, no Alentejo, foi transformado em um hotel de luxo de 79 quartos em 2019.

No país europeu, o grupo hoteleiro conta com 27 empreendimentos, sendo quatro em prédios históricos, todos da categoria Collection. São eles: o Vila Galé Palácio dos Arcos, o Vila Galé Braga, o Vila Galé Elvas e o Vila Galé Alter Real.

(*) Crédito da foto: Rodrigo Câmara/Divulgação