O Rio Grande do Sul encerrou sua participação na Copa do Mundo com um incremento de R$ 1 bilhão na economia do Estado nos últimos 20 dias, de acordo com dados da Setur-RS (Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul).

Durante as cinco partidas, a presença de turistas superou todas as expectativas previstas. “Antes do Mundial, o Ministério do Turismo projetava aproximadamente 200 mil visitantes no Estado, sendo que destes 60 mil seriam estrangeiros. No entanto, os dados se mostravam muito mais animadores com a confirmação da venda de 243 mil ingressos pela Fifa, onde aproximadamente 83 mil eram estrangeiros, colocando a capital gaúcha como a terceira sede da Copa mais procurada por estrangeiros”, disse  Márcio Cabral, secretário do Turismo.

Cabral destaca que até o encerramento dos jogos de Porto Alegre, no dia 30 de junho, foram registrados cerca de 350 mil turistas, sendo que 160 mil estrangeiros, entre eles: 90 mil argentinos, 16 mil alemães e 12 mil norte-americanos responsáveis pelo incremento na economia do Estado. O gasto médio projetado para cada turista é de aproximadamente R$ 3 mil.

Além disso, o secretário frisou que a ocupação hoteleria média foi de 80% num raio de até 200 km de Porto Alegre, o que movimentou os meios de hospedagem da Região Metropolitana, Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Litoral Norte e Região dos Vales. Entretanto, a hotelaria da região observou que os resultados foram menores do que o esperado, conforme noticiado pelo Hôtelier News.

Serviço
www.turismo.rs.gov.br