Porto Alegre
(foto: arquivo HN/Peter Kutuchian)

Com o objetivo de conhecer mais sobre os visitantes que se hospedam na capital gaúcha, alunos do curso de Estatística da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) elaboraram a Pesquisa de Percepção de Qualidade em Serviços e Perfil do Hóspede na Hotelaria de Porto Alegre.

Os resultados apontaram que dois terços dos visitantes chegam à cidade em função do trabalho, sendo que sua estadia é custeada pela empresa. Os hóspedes que viajam sozinhos representam 47% do público, enquanto os que viajam acompanhados são 53%, sendo que desses, mais da metade está acompanhada por colegas de trabalho.

Além do turista que vem a trabalho, há também os que visitam a capital por turismo, que segundo a pesquisa é um público com mais de 60 anos, com renda entre R$ 2.172,01 e R$ 5.792,00 e ensino superior completo. Outro dado apresentado é de que 54% dos entrevistados ficam hospedados de um a três dias, em média.

Além disso, a análise verificou que a qualidade dos serviços ofertados no apartamento possui alta correlação com a satisfação geral, ao contrário da fachada do prédio, que não foi considerada importante pelos usuários.

Serviço
www.setur.rs.gov.br