Embora seja um trunfo turístico conhecido mundialmente, o Rio de Janeiro está aquém do seu potencial – assim como todo Brasil. Entretanto, a Cidade Maravilhosa segue na luta para se destacar entre os principais destinos internacionais. Estudo realizado pela WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), divulgado pelo portal O Fluminense, revela que a capital fluminense está entre as cinco cidades que tiveram o maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do turismo no mundo.

A pesquisa revela ainda que, em 2022, o turismo carioca cresceu em 9% em comparação com o ano de 2019, fomentando também os setores de comércio e serviços direta e indiretamente. Com isso, o Rio está à frente de cidades globais como Las Vegas, Miami (EUA), Joanesburgo (África do Sul) e Lisboa (Portugal), ficando atrás apenas de Doha (Catar), em virtude da Copa do Mundo 2022, Varsóvia (Polônia), Sanya (China) e Orlando (EUA).

Quem leva o crédito pela recuperação e aumento da atividade turística, segundo o portal, é a prefeitura do Rio e suas ações de divulgação e desenvolvimento do destino. “Estamos trabalhando constantemente em colaboração com diversas instituições públicas e privadas para alavancarmos cada vez mais o turismo no Rio”, conta Antônio Mariano, secretário de Turismo do Rio de Janeiro.

Ações

Diversas ações governamentais foram responsáveis pelo resultado obtido pelo setor de turismo do Rio de Janeiro. Predominantemente, os investimentos foram voltados à melhoria da infraestrutura turística, como acessibilidade, conservação de patrimônios, recuperação de pontos degradados e parcerias com outros órgãos públicos para segurança e atenção aos turistas.

Entre as ações destacadas pela Setur-RJ (Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro) estão a Escola Carioca de Turismo, em parceria com o Senac, a incubadora de ideias inovadoras para o turismo carioca LabTUR e o programa “Dias de Glória”, que tem o objetivo de remodelar o bairro da Glória, em parceria com a Secretaria de Conservação.

“O retorno tem sido gratificante, os investimentos estão voltando e a cidade está ficando no topo do mundo”, conta Mariano. “Este ano, com os dados de janeiro a setembro, já temos um incremento de meio milhão de novos turistas, comparando com 2021, por exemplo. Além disso, também temos a expectativa de um verão igual ao anterior da pandemia”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Shot by Cerqueira/Unsplash