Neste início de 2023, o trade turístico vem comemorando os números de 2022, que apontam para uma retomada expressiva após uma grave crise no segmento gerada pela pandemia. E, segundo dados divulgados pelo Visa, este é um caminho sem volta. De acordo com um levantamento divulgado pela empresa, as viagens tendem a ganhar ainda mais força este ano, após resultados superarem índices pré-pandemicos.

Até 2019, o setor de viagens e turismo respondia por cerca de 25% dos novos empregos criados no mundo e 10% do PIB mundial, superando o crescimento da economia global por oito anos consecutivos.

De acordo com o Global Travel Insight, os viajantes globais superaram a pandemia já no terceiro trimestre de 2022. Mais impactadas pela crise, as viagens internacionais devem totalizar cerca de 900 milhões no balanço final do ano passado, aproximadamente 80% dos níveis de 2019.

De junho a agosto (verão no hemisfério norte), as chegadas estavam apenas 8% abaixo dos níveis de 2019 e, desconsiderando a região Ásia-Pacífico, superam em 18%. “Nossa previsão é que, em 2023, as chegadas de visitantes internacionais ficarão próximas de 90 a 95% dos níveis de 2019”, comenta Lorna Atiles, vice-presidente e head de Cross-Border para o Visa América Latina e Caribe. “A recente suspensão das restrições sanitárias nas fronteiras, especialmente na Ásia, deve ajudar a trazer a recuperação total”, complementa.

“Mas os turistas não são os únicos a cruzar fronteiras”, pontua Lorna, ao se referir aos gastos dos turistas internacionais. Entre junho e agosto de 2022, as despesas no varejo internacional (compras em lojas e comércios) de viajantes com credenciais Visa ficaram 13% acima dos níveis de 2019. Quanto aos desembolsos com hotéis, restaurantes e entretenimento, o aumento foi de 27% na mesma base comparativa.

visa - Lorna Atiles

Ásia deve ajudar na recuperação, diz Lorna

Outros dados

O impulso do lazer pode ter trilhado o caminho para a potencial retomada das viagens de negócios. Entre os 700 destinos analisados pelo VISIT (Visa Business and Economic Insights na plataforma Visa International Travel), pouco mais de um quarto foram classificados como destinos corporativos. Desses, 47% já haviam alcançado o volume de chegadas de visitantes do primeiro semestre de 2019 no mesmo período de 2022.

Recente relatório de Impacto Econômico das Cidades do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), patrocinado pela Visa, também revela que o turismo das cidades globais também caminham bem. Entre as 82 cidades-destino no mundo, dez já contam com contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB excedendo os níveis de 2019, com destaque para Paris, Pequim e Orlando.

No que se refere ao mercado de trabalho, a expectativa é que os empregos diretos gerados pelo setor retornem aos níveis de 2019 em onze cidades. Entre essas, está o Rio de Janeiro, que registrou alta de 18% na criação de postos de trabalho de turismo em 2022. Na previsão da WTTC, o setor deve gerar até 8% de todos os empregos das 82 cidades analisadas até 2032, com a geração de 126 milhões de novos empregos líquidos.

Quanto às tendências que cercam o setor, a influência das produções midiáticas no desempenho do turismo foi destaque nos últimos anos. Mesmo durante a pandemia, destinos onde foram filmados filmes e séries em alta registraram recuperação acima da média. A expectativa da entidade é que essa influência nas decisões de viagem do consumidor cresça e contribua para a recuperação.

“As tendências de dados registradas nos primeiros nove meses de 2022 vêm preparando o terreno para um amplo avanço no crescimento global do setor de Viagens e Turismo”, alega Lorna. “Na próxima década, as viagens e turismo globais voltarão a ser um importante propulsor do crescimento econômico e, com o aumento das viagens de lazer e negócios, as perspectivas para a total recuperação das viagens globais são excelentes”, finaliza.

(*) Crédito da capa: jeshoots-com/Unsplash

(**) Crédito da foto: Divulgação/Visa