Desde o final de 2021, a Resorts Brasil tem atuado na sensibilização dos associados para o tema. Um dos marcos do trabalho da associação foi a Cartilha ESG, lançada no final de 2022, que fornece um direcionamento de boas práticas ao mercado. Em 2023, a associação está comprometida em ajudar os associados a acelerarem a agenda, aprofundando cada vez mais o trabalho. Em agosto, a associação deu início a dois projetos: o Programa de Formação de Talentos ESG e a Jornada ESG para resorts.

O Programa Formação de Talentos ESG será realizado em parceria com a Arbache Innovations, com o objetivo de tracionar estratégias e colocar em prática o conhecimento desenvolvido na Cartilha de Boas Práticas ESG em 2022.

A iniciativa é voltada para profissionais do setor de turismo, com foco em desenvolver conhecimentos e implementar um plano de ação sobre a agenda ESG (Environmental, Social, and Governance) nos resorts brasileiros. Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de compreender os fundamentos, conceitos e evolução dessa agenda, bem como suas grandes pautas e especificidades no contexto do turismo e dos resorts. Ao finalizarem essa trajetória, terão as ferramentas necessárias para assumirem frentes em mudanças efetivas nos seus negócios.

“A educação para líderes e liderados para travarem políticas e estratégias e aplicarem as mesmas no negócio e na operação é essencial para que a jornada de ESG na organização seja legítima e bem-sucedida. É oportuno continuar um trabalho que está sendo feito desde 2022, no qual a Arbache Innovations juntamente com a Resorts Brasil buscam trazer à tona o DNA de ESG para o segmento e seus stakeholders. Desse modo, o curso busca adicionar valor e fortalecer o conhecimento e as práticas”, afirma Ana Paula Arbache.

Jornada ESG

Paralelamente, a Resorts Brasil também inicia em agosto o projeto “Jornada ESG para Resorts” em parceria com a GKS Negócios Sustentáveis, consultoria especializada em inteligência para sustentabilidade e inovação. O projeto visa acelerar a implementação de práticas ESG nos resorts brasileiros, promovendo ações de baixo custo e alto impacto positivo.

A jornada inicia-se com uma Análise Diagnóstica de cada resort, em relação aos requisitos ESG, de modo a entender o seu atual estágio de maturidade. Os resorts participantes poderão ter acesso a um comparativo da maturidade do seu resort com a média do mercado. Após o diagnóstico, o projeto seguirá para uma fase de Aceleração das Práticas, em que os resorts terão consultoria personalizada para criar um plano de ação de curto, médio e longo prazo com base no seu diagnóstico e nos objetivos de cada um.

O programa terá duração estimada de quatro meses e considera como referencial, objetivos e requisitos nacionais e internacionais, previstos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Global Sustainable Tourism Council e ABNT PE-487: Procedimento pra Verificação ESG, priorizando ações de baixo custo e alto impacto positivo.

“A consultoria também tem foco na rentabilidade, visando maior lucratividade e redução de despesas. Cria um ambiente de inteligência ao fornecer informações e acompanhamento individual e coletivo. Além disso, gera valor e reputação para a comunicação com a sociedade, levando em conta o crescente nível de exigência do consumidor final e das grandes empresas em relação aos seus fornecedores”, explica Cássio Garklans, CEO da GKS Negócios Sustentáveis.

” A Resorts Brasil quer provocar um movimento de evolução coletiva e contínua no tema. O lançamento dos projetos ESG do ano é estratégico para a associação e nossos associados. Entendemos que os resorts são catalisadores de transformação na localidade em que estão, devido à sua capacidade de mobilização de hóspedes, fornecedores e comunidades. Precisamos fortalecer cada vez mais esse potencial transformador.”, afirmou Marcelo Picka Van Roey, presidente do Conselho da Resorts Brasil.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News