Reservas diretas: adaptação ao hóspede é ponto de partida
28 de maio de 2021A promoção do hotel por meio de sites se tornou essencial atualmente. Após o entendimento de que ter um bom canal próprio de distribuição é regra, o desafio do setor — entre muitos — é continuar adaptando-se ao cliente. Neste caso, então, uma das questões a serem abordadas é fazer com que as reservas diretas sejam para todos. Como? Pensando no máximo de idiomas possível.
Parece simples, mas de acordo com pesquisa da IPP World, 75% das pessoas compram apenas em seu idioma. Então, se o seu site está apenas em português, é possível que esteja perdendo a oportunidade de receber um hóspede internacional. Mais que isso, ajustar esse pequeno detalhe coloca o empreendimento em linha com grandes redes hoteleiras que já atendem em dezenas de linguas estrangeiras.
Além disso, para mostrar a força da distribuição própria, a mesma pesquisa identificou que em 2019, 67% do total de reservas eram diretas. Durante, a pandemia, outros estudos mostram que essa tendência cresceu, com uma ajudinha até do Google.
Reservas diretas: dicas
De forma prática, o empresariado hoteleiro pode seguir quatro caminhos para melhorar a experiência do consumidor e, por consequência, ampliar a receita vinda das reservas diretas.
1. Conheça sua concorrência
Ao oferecer mais de um idioma, você expande a natureza da hotelaria: atender todas as pessoas. Como embasado anteriormente, é mais provável que seus clientes em potencial olhem o site se o conteúdo está no idioma nativo deles. Além disso, estarão mais propensos a passar mais tempo no conteúdo.
2. Melhore a presença online
É importante garantir que seu site apareça nos resultados de pesquisas quando o consumidor estiver à procura de acomodação. Sendo assim, traduzir o conteúdo pode impulsionar o SEO e colocar o seu negócio em boa classificação. O uso de palavras-chave em diferentes idiomas torna o site mais visível e atrai novos clientes internacionais.
3. Mais clientes internacionais = baixa temporada mais curta
O sistema de baixas e altas temporadas é algo cotidiano aos hotéis. Por outro lado, se tiver uma base de clientes internacionais, o período de menor fluxo pode ser contornado, tendo em vista as diferenças nos calendários de férias de cada país.
4. Criação de conteúdo com diversidade e inclusão
Pensar em diversidade e inclusão é necessário em qualquer área e pode ser incorporado à indústria hoteleira. Atender às especificidades desses hóspedes – especialmente com preferências como o idioma — ajuda à captar mais clientes.
(*) Crédito da foto: Kobu Agency/Unsplash