A gastronomia é uma forma, na verdade a alma, da hospitalidade que transcende barreiras culturais e une pessoas ao redor do mundo por meio da comida. Ela é um bem universal que fala todas as línguas, celebrando a diversidade da experiência humana em uma mesa compartilhada.

A gastronomia é ancestral, portanto, inová-la requer coragem e criatividade. Aqueles dispostos a vivenciar novos sabores, técnicas e ingredientes têm a capacidade de criar pratos surpreendentes. É importante ter a audácia de sair da zona de conforto e tentar algo diferente, mantendo assim essa arte sempre em evolução.

Embora a tecnologia desempenhe um papel importante em várias áreas, nada substitui o conhecimento e o contato humano na gastronomia. A habilidade de cozinhar com paixão e amor são fundamentais para elaborar uma refeição memorável. A tecnologia pode ser utilizada para aprimorar processos e aumentar a eficiência, mas nunca deve substituir a conexão profissional e afetiva entre as pessoas e a comida.

Inclusive, a cadeia gastronômica está muito além do alimento. Ela é encadeada também pelos profissionais que o cultivam, escolhem, manuseiam, apresentam e atestam, desde a produção, passando pelos salões, até à mesa e o paladar. Uma trajetória de trabalhadores responsáveis pela hospitalidade por meio da gastronomia. Todos devem ter consciência da jornada dessa matéria até o prato do consumidor.

A amplitude dessa corrente começa na reconexão com a origem do alimento. É importante que a sociedade reaprenda os caminhos que a natureza processa, que a produção elabora, que a logística percorre, para enfim a matéria prima ser uma experiência chamada de gastronômica. Ao valorizar a origem dos alimentos, desde sua produção até sua transformação culinária, os profissionais não apenas satisfazem os paladares, mas também promovem a conexão com a natureza e o cuidado com os recursos naturais.

Pela educação, apreciação e respeito ao cultivo e produção dos alimentos, bem como na busca pela sustentabilidade, a gastronomia se torna uma poderosa expressão de hospitalidade. Essa consciência eleva a qualidade dos serviços, embasados no conhecimento, proporcionando uma visão íntegra da “hospitalidade por meio da gastronomia”.

Ressaltamos que essa abordagem consciente na prestação de serviços gastronômicos reforça a hospitalidade como uma expressão transformadora, destacando a importância da ação circular na cadeia gastronômica, que vai além da satisfação imediatista dos clientes, mas que contribui para fomentar um mundo melhor para as gerações futuras.

No setor da hospitalidade, a gestão de equipes enfrenta desafios como a escassez de mão de obra qualificada e a falta de interesse dos candidatos, devido as longas jornadas, salários baixos, condições precárias, além de lideranças despreparadas. Investir em treinamento e educação é essencial para superar esses obstáculos e promover um ambiente de respeito e desenvolvimento. Liderar na hospitalidade requer compartilhar conhecimento, orientação e abraço às individualidades dos colaboradores. É responsabilidade dos líderes criar um ambiente de respeito, carinho e bem-estar, cultivando a sabedoria que contribua para um futuro promissor.

Nossa coluna sobre “Hospitalidade por Meio da Gastronomia” explorará a ampla dimensão dessa hospitalidade, indo além dos estabelecimentos e serviços gastronômicos e da preparação dos alimentos. Vamos reverenciar a origem dos ingredientes, as práticas de consumo de cultivo, o impacto ambiental, as relações com os fornecedores e os efeitos sociais e sustentáveis da cadeia gastronômica.

Além disso, vamos contemplar a importância da gentileza no serviço, que estrutura a excelência da gastronomia e funciona como uma referência de uma sociedade que se expressa por meio do sabor. Afinal, a comida é “o bem que fala todas as línguas”.

Reila Criscia, jornalista, experiente profissional de eventos, curadoria gastronômica e relações públicas, com mais de 20 anos de atuação. Como diretora da Anagrama Comunicações e Eventos, ela se destaca na organização de eventos gastronômicos exclusivos, valorizando o contato humano e a experiência sensorial dos participantes. Sua expertise em construir relacionamentos duradouros e produtivos, aliada à sua paixão pela gastronomia e à hospitalidade, faz dela uma referência no mercado, atuando tanto em parceria com hotéis renomados quanto como curadora gastronômica para empresas de destaque.

Reila acredita que “a comida é um bem que fala todas as línguas” e em sua atuação trabalha com a compreensão de que a gastronomia  é uma linguagem universal que une culturas e tradições ao redor do mundo, proporcionando experiências únicas e memoráveis à mesa. O slogan de sua empresa é “Socializamos por meio da Gastronomia”

(*) Crédito da foto: divulgação/Anagrama