A serra catarinense tem, por tradição, uma alta demanda de turistas quando as temperaturas caem. Por se tratar de uma das regiões mais frias do país, viajantes optam por cidades como Rancho Queimado para aproveitar o clima de inverno. Mas muito se engana quem acredita que o destino vive apenas dessa estação. No Rancho Otto Chalet Boutique, o verão é aguardado com expectativa de casa cheia. E o salto em vendas reflete a procura por hospedagens fora do litoral.

A pousada de apenas cinco chalés aposta na exclusividade como um de seus principais atrativos, bem como temperaturas mais amenas e destinos menos lotados. O empreendimento, construído em 2017, viu suas vendas subirem em 50% para a temporada frente ao ano passado.

Os turistas que buscam o Rancho Otto são, em grande parte, de cidades de Santa Catarina, como Florianópolis, distante a pouco mais de 80 quilômetros (km), assim como Itapema e Balneário Camboriú. Em comparação com o ano passado, as reservas começaram ainda mais cedo, com destaque para casais que buscam por experiências a dois.

Em entrevista à reportagem do Hotelier News, Geiza Boeira, proprietária do Rancho Otto, afirma que o crescimento em vendas é fruto do trabalho de divulgação. “Quando compramos a propriedade, havia pouca promoção. Decidimos focar nas redes sociais e hoje nosso Instagram saltou de 2 mil seguidores para 16 mil. Esse incremento foi orgânico, impulsionado também por reportagens em revistas renomadas”.

Geiza explica que a serra catarinense ganhou mais evidência em 2023 após geadas na região que atraíram turistas. “A demanda para o final de ano me surpreendeu. Nós também acreditávamos que o fluxo seria mais intenso apenas no inverno, mas entre janeiro e março também recebemos muitos viajantes. Muitas pessoas não gostam de praia ou preferem climas mais amenos”.

Rancho Otto - interna

Rancho conta com 5 chalés

Verão em alta

Para o Réveillon, o Rancho Otto já está com 100% de ocupação, com reservas acima de R$ 1 mil por diária. De acordo com a proprietária, a exclusividade faz parte do DNA do empreendimento. “É um lugar bem privativo, com um público que, em sua maioria, são casais sem filhos, mas aceitamos crianças de até 24 meses ou acima dos 12 anos”.

O tarifário de 2023 foi ajustado seguindo as tendências da própria região. Em relação ao verão de 2022, as diárias subiram cerca de 20%. “Como não temos uma baixa temporada propriamente dita, os valores variam mais entre dias de semana e finais de semana”, salienta Geiza.

Enquanto parte do setor hoteleiro sofreu com as baixas demandas no período de pandemia, a proprietária afirma que o Rancho Otto recebeu muitos hóspedes em busca de locais com pouca aglomeração quando as viagens foram permitidas. “O ano de 2022 já foi muito bom e 2023 não foi diferente. Recebemos muitos hóspedes recorrentes. Todos os meses batemos nossas metas e, ao que tudo indica, dezembro será igual. Não vemos o Rancho Otto como um negócio, embora ele seja. Enxergamos como uma extensão da nossa casa”.

Estrutura

Com 140 mil metros quadrados (m²), o Rancho Otto dispõe de cinco chalés, de 55, 88 e 110 m², todos com suíte, sala, cozinha, varanda e vaga de garagem. Para quem está hospedado, as opções de lazer ficam por conta da natureza ao redor, com opções de trilhas e cachoeiras, além de aproveitar o café da manhã artesanal e degustação de vinhos.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Rancho Otto Chalet Boutique