Um dos símbolos da hotelaria paraibana parece estar jogado às traças. O tradicional Hotel Tambaú, antigo ativo da massa falida da Varig, foi a leilão em 2021 e, desde então, é de propriedade da AMPAR Hotelaria e Participações Ltda, após idas e vindas e muita briga judicial. Contudo, o empreendimento, que tinha a promessa de voltar a ser uma das joias do setor na capital, vem sendo alvo de polêmicas e denúncias de abandono.

A revitalização do Tambaú seria, sem dúvidas, um ímã de oportunidades de novos negócios, empregos e atração de turistas para o destino. Todavia, desde o leilão não se ouvia mais atualizações sobre o futuro da propriedade, tampouco a empresa responsável deu notícias a respeito de uma possível reabertura.

As informações que circulam no trade paraibano são de que a estrutura do Tambaú estaria abandonada, sendo mantida em processo acelerado de deterioração. A AMPAR negou as acusações feitas em conteúdo veiculado pelo ClickPB, de autoria de Clilson Júnior. A diretoria da empresa publicou hoje (20) uma nota à imprensa, alegando que o empreendimento está em fase de ajustes e que em breve será reinaugurado.

“Estamos determinados e reunimos todos os esforços necessários a fazer a recuperação e revitalização do Hotel Tambaú, devolvendo ao turista e ao povo da nossa cidade o nosso cartão postal”, afirma a nota.

A iniciativa da proprietária parece não “casar” com os comentários veiculados na imprensa, que salientam que moradores da região estão preocupados com a situação do imóvel, que se encontra com vidros quebrados e paredes desmoronando. As informações ainda indicam que o grupo teria desistido do projeto.

Apesar da réplica do grupo responsável, as imagens divulgadas pelo ClickPB são contundentes e revelam um estado de deterioração da estrutura.

Hotel Tambaú

Estrutura do imóvel mostra vidros quebrados e sinais claros de abandono

A resposta da AMPAR

A resposta da AMPAR destaca que a empresa adquiriu o Hotel Tambaú seguindo todos os trâmites legais por meio do leilão judicial realizado pela Justiça Estadual do Estado do Rio de Janeiro. O grupo ressalta que o prédio foi “encontrado em um literal estado de abandono e apresentando sinais de depreciação natural, principalmente pela maresia e também depredação provocada por vândalos e outros malfeitores”. A proprietária ainda afirma que “preocupada com a segurança de caminhantes e turistas a AMPAR providenciou a colocação de tapumes, para evitar acidentes. Também já estão instaladas câmeras e barreiras eletrônicas, além de contar com uma equipe de vigilância para proteção do patrimônio”.

A nota alega que a empresa solicitou a regularização do fornecimento de energia elétrica e recolhimento do lixo. A partir de tais acertos, a AMPAR salienta que iniciou “serviços de remoção de lixo, resíduos de peças destruídas pelos vândalos e pela maresia. Já contratou empresas especializadas em fazer os levantamentos técnicos necessários ao desenvolvimento dos projetos: levantamento topográfico, arquitetura e análise estrutural, utilizando drone e laser scanner (nuvem de pontos)”.

Quanto ao futuro do empreendimento, o texto aponta que a obra visa preservar a arquitetura do prédio, assinada originalmente por Sérgio Bernardes. “Estamos determinados e reunimos todos os esforços necessários a fazer a recuperação e revitalização do Hotel Tambaú, devolvendo ao turista e ao povo da nossa cidade o nosso cartão postal”.

Por fim, a AMPAR diz que não está medindo esforços para revitalizar o edifício e adianta que a administração da operação ficará a cargo de uma “bandeira hoteleira de indiscutível reconhecimento” e que “o Hotel Tambaú já não mais se encontra em estado de abandono, como afirmam alguns, prestando um desserviço à Paraíba. Existe uma placa no local informando sobre a propriedade do Hotel e os sócios não foram procurados para esclarecer informações inverídicas divulgadas na imprensa”.

Hotel Tambaú

Imagens aparentam abadono da obra

Histórico

Localizado na praia de Tambaú, o hotel ocupa um terreno de 38,2 mil metros quadrados (m²), sendo 12 mil m² de área construída. Inaugurado em 1971, o Hotel Tambaú conta com 173 apartamentos, piscinas, quadras, espaços para eventos, salas de reuniões, boate, anfiteatro e bar à beira-mar.

O imóvel, que antes pertencia a Tropical Hotéis & Resorts, controlada pela Varig, operava de forma independente desde 2017. Confira abaixo o vídeo que mostra a atual situação do imóvel e tire suas próprias conclusões:

(*) Crédito da foto: Clilson Júnior/ClickPB