A hotelaria brasileira é predominantemente composta por empreendimentos independentes, além de contar com uma diversidade de resorts, tanto no litoral quanto no interior do país. Após divulgar os finalistas da área de Recepção, o Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) anuncia os gerentes gerais selecionados para concorrer pelas categorias Hotel Independente e Resort. O evento acontece na próxima segunda-feira (13), no Riverview Corporate Tower, em São Paulo.

Os finalistas da categoria  Gerente Geral de Hotel Independente revelados, são: Fabianna Barroso (Aquaria Natal Hotel), Paula Soares Machuca (Hotel Sambaqui) e Rodrigo Mendes (Alji Hotel).

Já os selecionados para Gerente Geral de Resort são: Alexandre Magno de Souza (Hotel Vila Galé Eco Resort de Angra), Italo Carvalho (Tauá Resort & Convention Atibaia) e Luis Gustavo Alves (Tauá Resort & Convention Alexânia)

Prêmio VIHP: Hotel Independente

Fabianna é formada em Turismo pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e atualmente está cursando MBA em Liderança, Gestão de Equipes e Produtividade pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Em sua trajetória pelo setor de turismo, a profissional conta com passagens pela Infraero, Ocea Palace Beach Resort & Bungalows, Majestic Ponta Negra Beach da WorldHotels Elite, FGB Consultoria em gestão Hoteleira. Tornou-se gerente de Vendas do Aquaria Natal Hotel em 2013, cargo que ocupou até ser promovida a gerente geral em janeiro de 2022. 

Fabianna Barroso - foto

Fabianna tem mais de 15 anos de hotelaria

Paula, por sua vez, possui graduação em Hotelaria pelo Senac Campos do Jordão (SP), MBA em gestão de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e em Gestão Empresarial pela UNIP (Universidade Paulista), além de cursos complementares e experiência internacional em Sydney, na Austrália. Em seus anos de hotelaria, já trabalhou no Caesar Business Hotel, Hotel Sambaqui, Le Cordon Bleu (Austrália), Le Piná, até retornar ao Hotel Sambaqui em 2022, assumindo a gerência geral do empreendimento.

Mendes é formado em Turismo pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio de Itu (SP), tem pós-graduação em Administração Hoteleira pelo Senac Águas de São Pedro (SP) e MBA Controladoria em Finanças pela Anhanguera Educacional de Indaiatuba (SP). Em sua jornada no mercado hoteleiro, trabalhou no Hotel Fazenda Quatro Estações, Ibis Indaiatuba, Ybia Hotel e Hotel Regent Roma até chegar no Hotel Alji em 2008, onde atua como gerente geral desde então.

Prêmio VIHP: Resort

Souza possui bacharelado em Turismo pela Faculdade Presbiteriana Gammon e recente MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Anhembi Morumbi, além de proficiência em inglês e espanhol. Com mais de duas décadas de experiência no setor, o profissional começou como recepcionista no E. Wilden Hotéis, em 2000. Desde então, já trabalhou mais de cinco anos na rede Blue Tree Hotels, nas unidades de Angra dos Reis (RJ) e Fortaleza, e mais de uma década no Vila Galé Hotéis, tendo atuado nas unidades Angra dos Reis, Fortaleza, Touros (RN).

Luiz Gustavo Alve - Foto

Alves começou sua carreira como recepcionista

Carvalho conta com vasta formação acadêmica, incluindo técnico em Hospedagem pela ETEC Centro Paula Souza e bacharelado em Tecnologia, Gestão e Planejamento de Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi. No mesmo centro acadêmico, o profissional também completou MBA em Gestão Estratégica de Negócios e em Gestão de Turismo e Hotelaria, além de especialização em Eventos pela Uninter (Centro Universitário Internacional). Sua trajetória profissional se resume em mais de uma década de atuação na rede Tauá de Hotéis, trabalhando em cargos executivos nas unidades de Atibaia (SP) e Alexânia (GO).

A formação acadêmica de Alves é bastante recente, com CST (Curso Superior de Tecnologia) em Gestão de Recursos Humanos pela UCS (Universidade de Caxias do Sul) finalizado em 2021. Além disso, possui especialização em Criatividade, Gestão, Operação, Pessoas e Soluções de Problemas Complexos pela Keep Learning School e está finalizando seu MBA executivo em Lideranças Transformadoras pela BBI (Business Behaviour Institute). 

Desde 2004 no setor, Alves já trabalhou na Accor, Blue Tree Hotels, Serhs Natal Grand Hotel, Fiesta hotel Group, Costa Brasilis Resort & Spa, Iguassu Golf Resort (atual Wish Resort Folg Convention Foz do Iguaçu), Slaviero Essential Porto Velho, Grand Palladium Jamaica & Lady Hamilton & Spa, Grand Palladium Imbassai Resort & Spa, Wish Hotel da Bahia e Mabu Hotéis, além de ter sido gerente geral Cluster das marcas Wish e Prodigy em Gramado e professor convidado de mestrado em gestão Hoteleira da University of Lincoln, na Inglaterra.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News
(*) Crédito das fotos: Divulgação