Habitada por pescadores, a praia da Serraria é uma das poucas ainda inexploradas pelo setor imobiliário. Localizado em Ilhabela, no Litoral Norte paulista, o destino pode vir a abrigar um resort no futuro. Mesmo que os planos ainda não estejam consolidados, a possível construção do empreendimento hoteleiro já causa polêmicas entre a população local.

Segundo informado pela Folha de São Paulo, o prefeito Antônio Colucci (PL), manifestou a intenção de desenvolver a hospedagem, o que levou à abertura de uma apuração pelo MPF (Ministério Público Federal).

Em uma feira de turismo em Lisboa, Portugal, Colucci afirmou estar em fase de negociações com grupos hoteleiros internacionais para viabilizar o empreendimento. A praia da Serraria, tratada como paraíso intocado, fica na região Leste de Ilhabela, entre Ponta Grossa e a praia da Caveira, com acesso pelo mar ou por trilha a partir da praia de Castelhanos.

“Para a comunidade da praia da Serraria será uma ótima oportunidade. E vamos fazer o assentamento dos moradores”, disse Toninho Colucci, como é conhecido, em entrevista ao programa “Bom Dia Prefeito”, da Ilhabela FM, na semana passada.

Anteriormente, por decreto, o prefeito já havia desapropriado uma área nas imediações da praia, o que custou R$ 7 milhões ao município. Todavia, a iniciativa não foi justificada com interesses comerciais na região.

A prefeitura de Ilhabela mencionou, em nota divulgada à Folha, a “desapropriação recente de 900 mil metros quadrados na comunidade tradicional da Serraria” sem ligar a medida à ideia de um resort no local.

“O intuito é de que fosse criada uma área de compensação de reserva ambiental”, disse a gestão em nota. “Bem como garantir o território dos membros da comunidade tradicional local que, antes, residiam ali por meio de um contrato de comodato com o antigo proprietário”. A prefeitura, contudo, alega que a construção de um resort não está descartada.

Reações da comunidade

O possível projeto movimentou a Câmara Municipal de Ilhabela com reações negativas. “É uma atitude absurda e megalomaníaca do prefeito”, discursou a vereadora Diana Matarazzo (Podemos) em sessão em 26 de março.

O MPF abriu inquérito civil para investigar a situação. Motivada por uma representação assinada por um grupo de moradores, a apuração está a cargo da procuradora Walquiria Imamura Picoli, que atua na sede do MPF da vizinha Caraguatatuba (SP).

“O MPF requer que Colucci explique se o decreto [de desapropriação] tem alguma ligação com o projeto [do resort]”, afirma a assessoria de comunicação do órgão. “Colucci terá que esclarecer também quais as medidas adotadas para que a comunidade caiçara local fosse ouvida tanto sobre o decreto quanto sobre o empreendimento hoteleiro.”

A prefeitura diz que os questionamentos do MPF estão datados do dia 20 de março e que “todas as informações requeridas foram remetidas ao órgão em 26 de março”.

Um abaixo-assinado online contra o projeto já reuniu quase 2 mil adesões. “A Serraria é território caiçara”, diz o texto da petição.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura de Ilhabela