O setor turístico foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. As restrições implementadas tanto no Brasil, quanto nos demais países, pausaram as viagens e, com isso, negócios como aeroportos, hotéis e pousadas que precisaram fechar temporariamente suas portas. Com o fim da crise sanitária, a demanda do segmento voltou a crescer e a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, elencou os sites de turismo mais acessados pelos brasileiros.

O levantamento foi feito com o objetivo de entender o panorama do setor em 2023. De acordo com a empresa, as palavras-chave relacionadas a promoções cresceram nos últimos quatro anos. Em julho de 2019, o termo “passagens aéreas baratas” foi pesquisado 105 mil vezes na internet. Já em julho de 2023, o número saltou para 301 mil, registrando crescimento de 82,4%. Outra palavra-chave que ganhou destaque foi “pacotes de viagens em promoção”, com aumento de 125%, saindo de 2,5 mil para 5,4 mil.

No entanto, a procura por “pacote de viagens”, sem a especificação da promoção, diminuiu 32,9% no período, caindo de 246 mil para 165 mil.

Sites mais acessados

Na lista dos sites de turismo mais acessados pelos brasileiros entre junho de 2023 e junho deste ano, a Booking.com aparece no topo, com 15,33 milhões de visitas. Na segunda posição, está a Latam Airlines, com 12,69 milhões, seguida por TripAdvisor, com 11,62 milhões de visitas.

Na quarta posição do ranking, figura a 123 Milhas. A OTA, que vem passando por uma turbulência após a suspensão da venda de pacotes promocionais, teve 8,12 milhões de visitas em seu site no período. Fechando a lista, aparecem Voe Azul (6,89 milhões), Voe Gol (6,41 milhões), ClickBus (6,35 milhões), Localiza (5,38 milhões), Airbnb (5,13 milhões), e Melhores Destinos (4,95 milhões).

A Semrush também analisou o perfil do público que procura por viagens, assim como o canal utilizado. Segundo a empresa, dos 82,9 milhões de visitas aos 10 principais sites de turismo, 66,6 milhões o fizeram por dispositivos móveis, ou seja, 80,34% de todo o acesso foi feito pelo celular. Em relação à idade dos usuários, jovens adultos saíram na frente, com 32,22% das visitas feitas por pessoas de 25 a 34 anos.

Já o gênero afetou o índice de visitas. Enquanto as mulheres representaram 50,37% dos acessos, os homens foram responsáveis por 49,63%. “A maioria esmagadora dos acessos aos principais sites sendo feitos por meio de dispositivos móveis revela que a conveniência e mobilidade se tornaram elementos essenciais para os viajantes modernos”, diz Erich Casagrande, líder de Marketing da Semrush.

“Ter presença digital eficiente é requisito básico para engajar com a nova audiência e competir no mercado. A liderança dos jovens adultos também demonstra a influência dessa faixa etária na indústria do turismo. Vale lembrar que essa geração já tem raízes educacionais no digital e é natural tomar decisões online. Estamos diante de uma nova realidade de viagens, moldada pela conectividade e diversidade de públicos”, finaliza.

(*) Crédito da foto: PhotoMIX-Company/Pixabay