Uma possível aquisição da Wyndham Hotels & Resorts pela Choice Hotels pegou o mercado de surpresa. O acordo — não confirmado por ambas as partes envolvidas — daria início a uma nova marca hoteleira focada no segmento econômico. Entretanto, analistas ouvidos pelo Skift estão céticos quanto a essa fusão.

“Alguém está pensando alto”, escreveu David Katz, da Jefferies Equity Research, em um relatório. Porta-vozes de ambas as empresas hoteleiras disseram que não comentariam “rumores”. Uma fusão poderia criar o maior franqueador de hotéis dos EUA, com marcas como Comfort, Days Inn e Super 8.

O preço das ações da Choice Hotels caiu quase 5% na terça-feira após o relatório. A má resposta dos investidores ao possível negócio foi acompanhada por cautela e ceticismo de analistas de pesquisa em bancos de investimento.

Katz estimou que um acordo exigiria que a Choice Hotels pagasse um prêmio de 30% sobre o preço das ações da Wyndham se quisesse conquistar os acionistas da rede. Isso pode exigir que a Choice levante cerca de US$ 6,1 bilhões em ações. Um acordo pode gerar cerca de US$ 100 milhões em economia por meio de sinergias operacionais, estimou o analista.

Ceticismo do mercado

“Não acreditamos que haja uma grande probabilidade de que essa fusão ocorra por vários motivos”, escreveram os analistas Patrick Scholes e Gregory Miller em um relatório de pesquisa da Truist Securities.

Os analistas da Truist observam que a Choice Hotels, uma operadora de quase 7.500 hotéis, disse repetidamente que sua estratégia consiste em reequilibrar seu portfólio para ter mais propriedades de alto padrão que gerem royalties mais robustos por unidade.

A Wyndham é hoje a maior franqueadora de hospedagem dos EUA no segmento econômico, com 230.000 quartos administrados. Acrescentar essas propriedades econômicas pode minar a estratégia da Choice Hotels, observaram Scholes e Miller.

“Por um lado, não estou surpreso com o interesse na Wyndham, visto que ela é negociada com um desconto muito grande em relação a seus pares”, disse Dan Wasiolek, da Morningstar . “Por outro lado, acho que para a Choice comprar a Wyndham, teria que ser pelo preço certo, já que a Choice provavelmente não está procurando muito adicionar exposição econômica, que é uma parte significativa da Wyndham.”

Os analistas da Truist também duvidaram que haveria um ganho rápido com a reformulação da administração da Wyndham. “Em nossa opinião, e acreditamos que de muitos investidores, a Wyndham tem uma equipe de gerenciamento muito forte, incluindo abaixo do CEO e do diretor financeiro”, escreveram Scholes e Miller. “Esta não seria uma situação em que o alvo precisa de uma mudança de direção ou liderança.”

Os analistas elogiaram o forte pipeline de desenvolvimento para a mais nova bandeira de estada prolongada de Wyndham, Echo Suites, e uma bem-sucedida aquisição e reforma da La Quinta que impulsionou os retornos gerados por essa marca.

Os analistas também observaram que a Choice Hotels ainda está ocupada digerindo sua recente aquisição da Radisson Americas.

Uma fusão pode fazer sentido em alguns aspectos, no entanto. Principalmente, maior é melhor como regra geral em marketing, franquia e gerenciamento de hotéis. “A escala é importante neste setor”, disse Wasiolek.

Gigantes como Marriott International e Hilton Worldwide demonstraram que os programas de fidelidade combinados com cartões de crédito de marcas compartilhadas e a venda cruzada  podem gerar um grande impulso. “A escala aumentada pode ser positiva”, escreveu Katz.

Grupos hoteleiros maiores também têm maior poder de negociação. Eles podem exigir descontos por volume ao negociar comissões com agências de viagens online, royalties com proprietários de hotéis e preços de suprimentos.

Outro argumento para uma fusão é que a Choice Hotels precisa de ajuda para sustentar sua expansão. A empresa está fortemente voltada para o mercado dos EUA, que pode ter oportunidades limitadas para adicionar mais propriedades com boa relação custo-benefício. A Wyndham tem maior exposição internacional, o que poderia ajudar uma rede combinada com o crescimento do número de clientes, escreveram Scholes e Miller.

(*) Crédito da foto: reprodução/Skift